“É preciso reconhecer o sentido do voto”, diz autor de livro sobre política.

Em cerimônia na UNIGRAN, professor Lourival Fagundes lançou o livro sobre ciência política e defendeu a educação como forma de se ter discernimento.
A necessidade da educação política para mudar a situação do Brasil foi a principal causa apresentada pelo professor e mestre em economia Lourival M. Fagundes, no lançamento de seu livro “A política como ela é”, (Ed. IESF/UFMS). A noite de autógrafos aconteceu ontem (13), no espaço multicultural da UNIGRAN, com a presença do vice-governador e presidente de honra da Instituição, Murilo Zauith – que prefaciou a obra -, de Sebastião Nogueira, representante da ordem Maçônica da Grande Dourados, de Jordão Abreu da Silva Junior, presidente da Funlec, da professora Rosa Maria De Déa, reitora da UNIGRAN, e de diversas outras autoridades acadêmicas, além de professores e alunos da Instituição. “Ou fazemos uma formação política com seriedade, base filosófica e pureza, mas com responsabilidade, ou vamos permanecer sempre pobres e, como todo pobre, sem conhecer o sentido do voto”, profetizou o autor. No livro, Fagundes passeia por tópicos que vão dos conceitos básicos de política e cidadania às finanças e orçamentos públicos. Segundo ele, a obra se espelha na filosofia de Platão, Sócrates, Aristóteles e na obra do também maçom Rousseau (o livro faz parte da série Livros Didáticos Maçônicos). Na atuação nos organismos políticos do Estado, ou trabalhando junto a universitário, Nogueira faz questão de destacar que, desde a década de 60, o capitalismo dos EUA é acusado de explorar o Brasil e por isso a saída seria investir na educação. “Hoje toda aquela geração está no comando e não investe na educação e não quer estudar para permanecer como está. [...]Precisamos de educação, conhecimento político, pureza, trabalho, discernimento, respeito a quem tem competência e justiça”, preconiza. O presidente de honra da UNIGRAN, Murilo Zauith, em seu disID_CURSO de apresentação do autor, ressaltou a parceria que tem com ele há mais de dez anos. “É uma associação de idéias que procuramos realizar juntos”, disse. (CM)