Acadêmicos de Fisioterapia apresentam estudos de casos clínicos.

Divididos em grupos, estudantes expuseram o relatório dos estudos de casos clínicos desenvolvidos com os pacientes da Clínica de Fisioterapia.
Para melhor desenvolver a percepção de atenção à saúde, acadêmicos de Fisioterapia da UNIGRAN acompanham pacientes desde o primeiro momento que dão entrada na Clínica de Fisioterapia da Instituição. Todas as atividades são assistidas e transformadas em relatório técnico. Na terça-feira, acadêmicos dos primeiro, segundo e terceiro anos apresentaram os resultados da assistência a seis pacientes. Os trabalhos integram o Projeto de Estudo de Casos Clínico. Com o objetivo de promover a integração multidisciplinar para desenvolver habilidades e competências de interpretação, avaliação e prescrição de tratamento de casos clínicos, as atividades são divididas pelas turmas de acordo com a complexidade do conhecimento teórico e prático estudados em sala de aula. Coordenado pelas professoras Angela Lima e Érica Urio, os alunos acompanham todo o tratamento dos pacientes e estudam desde a anatomia, as enfermidades de cada caso e a prescrição da intervenção clínica. Segundo a coordenadora do ID_CURSO, Angela Midori de Oliveira, o primeiro ano faz um estudo da anatomia, histologia e da neuroanatomia do paciente. O segundo ano, por ter desenvolvido habilidades com a fisiologia, que é o funcionamento do organismo e a patologia, estudo das doenças, aplica a avaliação clínica. E o terceiro ano trabalha com o tratamento clínico, conforme os métodos e técnicas de conduta terapêutica. Cada apresentação iniciou pela anatomia, fisiologia, patologia do sistema, e por fim pela avaliação e conduta dos procedimentos ao prescrever a intervenção. Toda essa rotina é desenvolvida pelos acadêmicos do último ano em estágio supervisionado na Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN, considerada referência de qualidade de atendimento em Dourados e região. O Projeto de Estudo de Casos Clínico é a soma de outros dois projetos iniciados em 2005 - Ciências Morfológicas e Interdisciplinar de Casos Clínicos. “Em 2008 o colegiado do ID_CURSO aprovou que ambos fossem agregados interagindo todas as disciplinas da Fisioterapia”, disse a coordenadora do ID_CURSO. Com essa decisão os aspectos de ciências morfológicas, da patologia, métodos de avaliação e terapêuticas utilizadas, além da das questões éticas sociais contemplam o atual projeto desenvolvido pelos estudantes. E a fusão dos projetos tornou as turmas integradas no acompanhamento e discussão de saberes técnico e científico. O acadêmico Rodrigo Deller, do segundo ano, apresentou com os colegas de sala aula o caso clínico de uma paciente com problema de bronquectasia, dilatação crônica e permanente das vias aéreas. “O projeto é muito importante porque a gente acompanha o trabalho desenvolvido por todas as turmas. Tudo isso acelera o processo de aprendizagem na teoria e prática”, comenta. Ao todo foram 18 grupos que fizeram à apresentação, sendo seis de cada turma. (FV)