Quatro trabalhos de estudantes da UNIGRAN são selecionados para o FUA.

O ID_CURSO de Jornalismo da UNIGRAN participa do Festival Universitário do Audiovisual (FUÁ) com quatro trabalhos que foram classificados para as finais, nas categorias Institucional, Vídeo-Reportagem Jornalística e Documentário. O FUÁ é promovido pela Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul como incentivo à produção de trabalhos em vídeo e em rádio realizados por estudantes universitários de todo o Estado. Os vencedores serão anunciados em cerimônia que acontece no Teatro “Aracy Balabanian”, em Campo Grande, nesta terça-feira à noite (11). Em 2007, a UNIGRAN teve três trabalhos inscritos na categoria Vídeo-Reportagem e todos foram selecionados para a final do FUÁ. Na ocasião, as acadêmicas Caroline Oliveira e Liziane Zarpelon ganharam os primeiro e segundo lugares, com os documentários “Perigos da Auto-Medicação” e “Casa para Doação”. Neste ano, com a participação em mais duas categorias, crescem também as expectativas dos alunos. “O nosso trabalho deve ter passado pelo tema, pela pesquisa, e a fundamentação teórica também é boa, mas não estamos certas da vitória”, disse a acadêmica Milena Cardinal. A estudante do 4º semestre de Jornalismo integra o grupo que produziu o documentário radiofônico “Desvendando a Ditadura da Imprensa em Dourados”, sob orientação da professora Gabriela Manjelardo. Cada uma das quatro produções inscritas por alunos da UNIGRAN teve a participação de cinco pessoas, em média. Por isso, independentemente do resultado, o coordenador do ID_CURSO, Bruno Barreto, avalia como muito positiva o interesse dos alunos em participar do FUÁ. “Essa participação é muito importante para o aprendizado deles”, destacou o professor. Os outros trabalhos de estudantes da UNIGRAN que concorrem ao FUÁ são “Documentário 28º Belog” e “APAE 35 Anos”, na categoria Institucional, e “ID_CURSO de Fruticultura”, na categoria vídeo-reportagem jornalística. Os primeiros colocados de cada categoria recebem troféu e uma premiação em dinheiro, de R$ 1 mil, para o vencedor, R$ 300 e R$ 200, para o segundo e o terceiro colocados, respectivamente. No total, o FUÁ é realizado em onze categorias. (JR)