Acadêmicos de Agronomia discutem dessecação de ervas daninhas.

Agrônomo convidado falou sobre importância da dessecação de plantas invasoras nas áreas de lavoura.
Entre os meses de novembro e dezembro, os agrônomos aconselham a dessecação das ervas daninhas para o início do plantio de verão. Pensando nisso, alunos do quarto semestre de Agronomia da UNIGRAN organizaram palestra sobre o tema, na disciplina de extensão rural. O ministrante do evento foi o agrônomo Fabrício Abílio Carvalho Teixeira, da empresa Iharabrás S.A. A dessecação de plantas daninhas é uma das técnicas usadas em plantio direto, para facilitar o trabalho da plantadeira e a formar cobertura de palha no solo. “É de fundamental importância informar aos alunos sobre a dessecação correta, para eles orientarem os produtores”, disse Fabrício Teixeira. Ele falou sobre a correta dessecação, como características de produtos, desde qualidade de resíduos até velocidade de reação. Segundo o palestrante, a dessecação gera custos menores de produção, pois diminui a quantidade de herbicidas utilizados em todo o ciclo da lavoura. “O engenheiro agrônomo tem a obrigação de auxiliar, de mostrar o caminho, que ele interaja com as inovações químicas e o produtor”, disse o palestrante. (MC)