Professor representa UNIGRAN em evento nacional de Educação Física.

Carlos Muchão, Conselheiro Regional do Confef, destaca importância do debate para conquista de melhorias aos profissionais de Educação Física.
O coordenador do ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN, professor Carlos Muchão Castilho, participa nos dias 7 e 8 de novembro, no Rio de Janeiro, do I Congresso Nacional do Sistema Confef (Conselho Federal de Educação Física). O evento reúne, entre diversas autoridades, todos os conselheiros regionais do país para debater as temáticas de Licenciatura e Bacharelado, Campo de trabalho, Ética e exigências para o mercado e Orientação e Fiscalização. Segundo o professor, entre os pontos altos do evento, está a discussão ampla sobre os “10 anos do Confef”, na qual será feita avaliação dos resultados e significação do Conselho, ao longo da sua existência. A luta para regulamentar a profissão e criar o órgão federativo iniciou na década de 50, mas somente em 1998 foi criada a Lei 9.696 que regulamentou a profissão. “Será um momento importante para debatermos nossas conquistas, como também avaliar as dificuldades e propor melhorias à categoria”, observa o professor. Muchão lembra que, dez anos atrás, esteve presente no Rio de Janeiro, quando o Confef foi criado. “De lá para cá tivemos avanços significativos, mas a luta ainda é grande, o Conselho é novo e temos muitas frentes de trabalho para serem conquistadas”, analisa. O professor destaca ainda a importância do evento como atualização na área. Por isso, o público interessado poderá assistir aos eventos Congresso pela Internet, em transmissões ao vivo. O site de acesso é www.confef.com.br. A programação dos dois dias do Congresso inicia às 8h30, pausam para o almoço, às 12h30, retornam às 14h, encerrando-se às 19h, quando haverá questionamento e debates sobre as temáticas do evento. Carlos Muchão é membro do Conselho Regional de Mato Grosso do Sul e, além dele, participam do evento, os demais conselheiros do Estado. O Confef é uma instituição de direito público, com sede e foro na cidade Rio de Janeiro, sendo destinada a orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades próprias dos profissionais de Educação Física. (FV)