Acadêmicos de Biologia conhecem processo industrial de produção de pintinhos.

O embrião do pintainho e separado em vidros durante o ciclo de 21 dias; o trabalho é destinado a escolas para servir de material didático.
Para melhor desenvolver na prática as habilidades de monitoração do desenvolvimento de embriões de frango, acadêmicos do ID_CURSO de Ciências Biológicas fizeram visita técnica à empresa Perdigão, no sábado, com o objetivo de visualizar o processo industrial. Os processos artesanais eles já conheciam, das aulas professora da disciplina de Embriologia, Perla Loureiro, que acompanhou os alunos na visita. Na indústria, eles viram como são os procedimentos de biossegurança nos sistemas de manejo e produção em larga escala, além dos registros técnicos e avaliação dos resultados em geral. Eles acompanharam desde a separação dos ovos que vem da granja até o momento encaminhado à incubadora, com a regulagem de temperatura, umidade e ventilação dos ovos, processo que leva até 19 dias. Posteriormente, os ovos são destinados ao nascedouro, completando o ciclo de 21 dias. A comparação entre os dois sistemas serviu como base de métodos de aplicabilidade na manutenção e desenvolvimento no projeto dos acadêmicos, realizado no laboratório da UNIGRAN. “Essa diferença entre o artesanal e o industrial se dá apenas pelo sistema. Durante a visita técnica, pudemos perceber o quanto é necessário investir no controle de qualidade, anotar todos os passos do desenvolvimento do embrião, para caso der algum problema podê-lo rastrear, como também destinar à mesa do consumidor produtos de qualidade”, observa o acadêmico Gilmar Pereira Petelin. Nas aulas de Embriologia, os alunos confeccionam chocadeiras simples, com caixas de papelão ou madeira e lâmpada, para aquecer os ovos. Segundo a professora Perla, os embriões coletados são armazenados in vitro, separadamente, obedecendo aos preceitos da pesquisa ética com animais. Com o término do trabalho, os embriões são destinados às escolas, para servir como material didático nas aulas de ciências. (FV-JR)