Alunas de Enfermagem dão atenção especial à melhor idade

Moradores do Cachoeirinha foram contemplados com brincadeiras educativas de atenção à saúde, música e atividades físicas, sábado.
Ação em prol de uma vida melhor. Com esse tema seis acadêmicas do ID_CURSO de Enfermagem da UNIGRAN promoveram no sábado (1), uma tarde de atividades de atenção à saúde às pessoas da melhor idade da Vila Cachoeirinha. Ao som de violino, vilões e de um grupo sertanejo, as estudantes, trajadas com roupas de palhaço transmitiam orientações sobre os cuidados com a saúde, como forma de ação preventiva as doenças. As atividades contemplam uma pesquisa de campo realizada no posto de saúde do bairro. Depois de constatar que grande parte das pessoas da melhor idade são diabéticas e hipertensas, a necessidade de orientar sobre os cuidados das doenças foi a iniciativa encontrada pelas estudantes Neila Siqueira, Jandira Rosim, Gildet Martins, Marlilenin Correia, Márcia Bonacina e Juliana dos Santos. Supervisionadas pela professora Érika Kaneta Ferri, fizeram parceria com os agentes comunitários para realizar as atividades de assistência à saúde. Realizado no ginásio de esportes da Escola Municipal “Arthur Campos Melo”, a música e as brincadeiras recreativas despertaram atenções da vizinhança que compareceu para prestigiar o evento. O que era pra ser destinado aos idosos, o público tornou-se misto, reunindo pessoas de todas as idades, como Jandira Marques da Silva, de 31 anos. “Muito bonita a festa, estava passando do lado do ginásio e decidi conferir. Aqui no bairro [Cachoeirinha] a gente não tem atividades como essa e é bom participar, além de se divertir aprende muita coisa”, declarou. E todos que compareceram participaram ainda das atividades desenvolvidas pelos acadêmicos dos ID_CURSOs de Fisioterapia e Educação Física, que colaboraram com o evento. Ocupando o espaço do ginásio de esportes, educadores físicos transformaram a quadra em academia. Deixar o sedentarismo de lado e praticar exercícios físicos regularmente foi o recado transmitido como forma de garantir a vida saudável. E um dos grandes problemas que acomete os idosos – as quedas – foi tema de palestra com estudantes da fisioterapia que deram dicas sobre como evitar os acidentes. Esbanjando saúde aos 82 anos, a pensionista Otília Silva foi uma das primeiras a se aventurar nos exercícios físicos. “Não podemos ficar parado, sempre fiz ginástica e sei o quanto é importante o recado dos alunos que os exercícios físicos mantêm a vida saudável”, afirmou. E depois de gastarem energia com as atividades e ouvir muita música clássica e sertaneja, um grande banquete foi servido para recuperar as forças. Sorteios de brindes e lembranças das atividades encerraram a festa. “É gratificante desenvolver essas atividades na comunidade. É uma população que é pouco assistida em promoção da qualidade de vida e o nosso objetivo é prevenir as doenças”, comenta a acadêmica Márcia Bonacina. Ela explica que durante três meses o grupo desenvolveu atividades de campo para identificar os casos clínicos da comunidade, surpreendendo-se com o alto índice de diabete e hipertensão entre pessoas da melhor idade. “Com esse diagnóstico propomos a professora Érika Kaneta Ferri desenvolver atividades de atenção à saúde no bairro Cachoeirinha. Foi um sucesso, fomos bem recebidas e pudemos perceber o quanto eles gostaram”, finaliza. (FV)