UNIARTE integra arte, educação e culturas.

Alunos e artistas profissionais têm a oportunidade de divulgar seus trabalhos na feira de arte patrocinada pela UNIGRAN todos os anos.
Com o tema “Identidade e Diferença e o Hibridismo na Arte Comtemporânea”, a 24ª Uniarte conta com mais de mil trabalhos expostos, distribuídos por todos os blocos da UNIGRAN. Exposições de artistas homenageados, de acadêmicos do ID_CURSO de Artes Visuais, galerias de artes plásticas, mostras, feiras de arte, Mostra Anima Mundi Brasil, fotografias de pessoas e suas diferenças étnicas, miniID_CURSOs, workshops estão integrados em um só evento. As exposições estão abertas a todo o público. Alunos de escolas públicas e particulares visitam o espaço, como Lorena Maran Furtado, 14. Para a estudante, “a arte é cultura, faz parte da nossa vida, [e] com a arte, o mundo fica diferente”. Lorena conta que o que mais gostou foi a mostra “Eu, Tu, Eles”, de máscaras feitas de gesso, trabalho idêntico ao que está produzindo nas aulas de artes de sua escola. Ela também acredita que o desenho pintado na máscara mostra um pouco da personalidade de quem a produz. Em seu trabalho, o criador de arte utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio e o controle gestual. A acadêmica do último semestre de Artes Visuais Zaira Marliza, 31, expõe seu trabalho na 16ª Mostra Guaicurus de Artes Visuais de Mato Grosso do Sul. Zaira diz que utiliza muitas cores alegres em seus trabalhos, e ressalta, “é a minha marca pessoal as cores fortes”. Para ela, a UNIARTE é uma ótima oportunidade para a divulgação dos trabalhos dos acadêmicos, e é importante a visitação de jovens e crianças. “Futuramente, serão adultos e, então, já começam a reconhecer os artistas e suas obras desde agora”, fazendo a diferença e “criando cidadãos mais reflexivos e mais preocupados com a arte”, disse. Édia Lazzarine, 51, trabalha há 19 anos como artesã. Ela participa da UNIARTE desde a primeira edição de artesanato. Ela diz que “o evento é maravilhoso, e acredita que com a variedade e a junção entre artesãos e artistas plásticos, a UNIARTE promove a cultura douradense”. A artesã diz que o evento é muito bem divulgado, e lhe dá oportunidade de expansão dos seus trabalhos. A arte não é apenas talento, habilidade ou expressão, ela é bem mais que estes simples conceitos. A arte pode ser vista como um trabalho educativo, no qual proporciona a pessoa – em um aspecto individual – a sua concepção do gostar, estimulando sua inteligência, e pode até contribuir para o desenvolvimento de sua personalidade. No processo de criação, promove-se a própria emoção, liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho. Pelos temas que a UNIARTE desenvolve, nasce a reflexão sobre raças, etnias e hibridismo. (por Sarah Gonçalves, aluna do 4º semestre de Jornalismo da UNIGRAN).