UNIGRAN realiza atividades educativas no Dia do Dentista.

Através de brincadeiras, crianças aprenderam com alunos de Odonto a forma correta de escovar os dentes.
Acadêmicos e professores do ID_CURSO de Odontologia da UNIGRAN comemoraram o Dia do Dentista com atendimento e orientações sobre a saúde bucal. Teatros, brincadeiras lúdicas e dicas de escovação foram algumas das atividades desenvolvidas com estudantes de 7 a 10 anos, das escolas Sei e Aurora Pedroso Camargo, nos períodos da manhã e da tarde desta sexta-feira (24), no Espaço Multicultural da UNIGRAN. O Dia do Dentista é comemorado oficialmente no dia 25 de outubro. E para melhor recepcionar as crianças e mostrar a importância de manter os dentes limpos e saudáveis, os acadêmicos utilizaram à criatividade e decoraram o ambiente com balões, e ainda ofereceram brincadeiras de pula-corda, pinturas de pele, futebol e amarelinha. As atividades contemplaram o projeto “Hoje é dia de sorrir: comemoração ao dia do dentista”. Brincando é que se aprende. Com esse objetivo, o Espaço Multicultural foi tomado pelas crianças que, curiosas ao ver uma grande mesa com materiais dentísticos do laboratório de Odontologia lançaram muitas perguntas. E as dúvidas foram esclarecidas pelos acadêmicos que de forma descontraída ensinaram elas a escovar os dentes de forma correta. E essa técnica foi utilizada através da escovação dos dentes de ursinhos de pelúcia. No teatro, fantoches com os dentes cariados mostravam a importância de manter a higienização sempre depois de todas as refeições. Atentas, elas ouviam o recado. “É somente assim que elas aprendem melhor, é uma forma descontraída de ensinar e mostrar a importância de escovar os dentes diariamente,” comenta a professora Angela Mascarene, da Escola Aurora, que esteve presente com 40 alunos. Reforçar a importância da escovação foi o principal objetivo do projeto em comemoração ao Dia do Dentista. E além das brincadeiras educativas, os alunos ganharam uma escova dental para aplicar na prática a forma correta de escovar os próprios dentes. A dentista Érica Urio, professora da UNIGRAN, diz que a falta de prevenção é um dos principais problemas que acarreta à saúde bucal. Ela comenta que a escovação, além de prevenir as doenças bucais nos dentes, previne problemas de gengivite, mau-hálito. “Às vezes, pode não ter a cárie, mas se tiver uma doença periodontal (gengiva inflamada e dolorida), a criança poderá deixar de se alimentar, desencadeando outras situações que poderá prejudicá-la a saúde num todo”, enfatiza. (FV)