Acadêmicos de Serviço Social conhecem projetos de referência assistencial.

Em excursão a Nova Andradina e Deodápolis, estudantes puderam avaliar ações profissionais de Serviço Social, mantida por empresa privada.
Acadêmicos do ID_CURSO de Serviço Social da UNIGRAN fizeram visitas de conhecimento ao “Projeto Anjo da Guarda” de Nova Andradina e Deodápolis, nesta quarta-feira. O projeto tem como objetivo ampliar a prestação de serviços para a comunidade, oferecendo reforço escolar, ID_CURSOs profissionalizantes e atividades recreativas e culturais para crianças e adolescentes. O “Anjo da Guarda” é mantido pela Associação José Silveira Coutinho, com reID_CURSOs próprios e está presente no estado há dez anos. A Associação foi constituída pela empresa Energética Santa Helena, para atender aos filhos de funcionários e outras crianças. O assistente social é quem encaminha as crianças e adolescentes para o “Anjo da Guarda” através de pesquisas de campo que realiza na comunidade. É papel do assistente social buscar melhores condições de vida para a população. Segundo a coordenadora do ID_CURSO de Serviço Social, Edna Ferreira Strujak, projetos assim diminuem o tempo ocioso da criança, com acompanhamento especializado e ainda as preparam para o mercado de trabalho. Ela reforça que a visita é importante para os alunos conhecerem projetos de qualidade. A coordenadora das unidades do projeto e professora do ID_CURSO de Serviço Social, Sílvia Peixoto, acompanhou os alunos durante a visita e explicou o serviço prestado, em entrevista ao Decom. “As visitas, elas são importantes para ampliar o conhecimento, dão oportunidade para o aluno ver in loco a teoria que é aprendida na faculdade”, disse a professora. A acadêmica Isenir de Matos Mazurkevitz concorda com a professora e diz que a visita enriqueceu muito sua noção de projetos assistenciais. Ela afirmou ainda que projetos como esse devem ser exemplos. “Nós vivemos aqui a prática que temos na sala de aula”, falou Isenir sobre a visita ao projeto. As crianças atendidas pelo “Anjo da Guarda” preparam apresentações aos acadêmicos da UNIGRAN. (MC)