Professor trata da atuação do biomédico no socorro a vítimas de picadas de cobra.

Na Jornada de Biomedicina, prof. Wanderlei Schmitz falou da ação dos venenos e sobre cuidados com pacientes acidentados com serpentes.
Nesta terça-feira, acadêmicos de Biomedicina participaram de palestra sobre diferenciação com serpentes, através de diagnósticos clínicos. O professor Wanderlei Onofre Schmitz foi o ministrante e apresentou como fazer a diferenciação dos ID_TIPOs de serpentes e ações do veneno de cada réptil. O biomédico analisa os sintomas do paciente e escolhe o soro antiofídico para cada caso. O professor Wanderlei explicou a diferença da atuação dos venenos, dependendo da espécie da cobra. Segundo ele, a única medida de segurança tomada em todos os casos é a internação do paciente, que deve ter duração mínima de 24 DATA_HORAs. Os alunos aprenderam a reconhecer os sintomas causados pela picada e o que deve ser feito. A cobra só dá o bote quando está em situação de perigo, o professor reforçou que uma pessoa nunca é picada se estiver à distância de um metro e meio do animal. “O raio de alcance do bote de uma serpente é de metade do tamanho dela, ela só ataca quando se entra no raio de ação dela”, reforçou. Para conhecimento da espécie do réptil, que pode ser Botrópico, Crotálico, Laquéticos e Elapídico, os alunos perceberam as diferenças de tonalidades e desenhos e manchas da pele da serpente, caso tenham recebido o animal. Se isso não ocorrer, as cobras peçonhentas são dividas em grupos e cada um deles tem ações diferentes. “É importante verificar o local do acidente, se é seco ou úmido, que pode ajudar na identificação, o mês de ocorrência e o local da picada”, disse Schmitz. A ação do biomédico deve ser rápida e certa quando recebe um paciente picado por uma serpente peçonhenta. O biomédico é que saberá qual o soro antiofídico adequado para cada ID_TIPO de réptil e a dose correta. (MC)