ID_CURSO de Nutrição orienta sobre alimentação saudável, em atividade de extensão no Shopping.

Coordenadora explica que professores e acadêmicos darão orientações personalizadas, neste sábado, das 14h às 20h, no Shopping Avenida Center.
Dicas sobre uma alimentação saudável e personalizada. Esse serviço será oferecido gratuitamente neste sábado (18) por professores e acadêmicos do ID_CURSO de Nutrição da UNIGRAN, no Shopping Avenida Center. Será aplicado um questionário com 18 perguntas, elaborado pelo Ministério da Saúde, para identificar o hábito alimentar de cada pessoa, e através de diagnósticos particulares, os entrevistados receberão orientações para melDATA_HORAr a qualidade de vida alimentar. As atividades completam a programação do Dia Mundial da Alimentação, comemorado na última quinta-feira, e serão desenvolvidas das 14 às 20h. A coordenadora do ID_CURSO, a nutricionista Miriam Pereira Soares, explica que os dados coletados serão transformados em uma espécie de pontuação, por meio da análise da coleta dos grupos alimentares, para orientar e diagnosticar uma melhor alimentação para cada pessoa. Serão medidos também peso e altura dos respondentes. A professora comenta que não existe uma receita alimentar de forma em geral, pois cada indivíduo tem características diferentes e, para cada uma delas, é necessário fazer uma avaliação particular, conhecer as patologias para identificar as restrições. Mas destaca que o arroz e o feijão acompanhado de um prato colorido – hortaliças cruas e cozidas – e alimentos de fontes protéicas (carne branca e vermelha) formam uma combinação saudável. A ação desenvolvida pelo ID_CURSO de Nutrição é uma forma de alertar a população que uma alimentação mal administrada pode acarretar uma série de conseqüências à saúde. Todas as análises coletadas serão transformadas em um banco de dados, como forma de identificar os hábitos alimentares dos douradenses. Aqueles que participarem do projeto terão ainda orientações sobre “os dez passos” da alimentação saudável, que são: - fazer pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia, sem pular as refeições e exagerar na quantidade; - incluir diariamente seis porções do grupo de cereais, como, arroz, milho e trigo e tubérculos, tais como a batata, mandioca, pães e massas; - comer diariamente pelo menos três porções de legumes, verduras e frutas; - comer feijão e arroz todos os dias, ou pelo menos cinco vezes na semana; - consumir diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos; - consumir, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite e manteiga; - evitar refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos recheados, comendo, no máximo, duas vezes por semana; - diminuir a quantidade de sal na comida; - beber pelo menos dois litros de água por dia; - e, praticar atividades físicas todos os dias, evitando bebidas alcoólicas e o fumo. O ID_CURSO de Nutrição da UNIGRAN oferece à população que tem direito à gratuidade aconselhamento e programas nutricionais e de controle de peso, através do Núcleo de Extensão, à Rua Antônio Ermírio de Figueiredo, nº 1.755, centro de Dourados. O telefone é 3411-4214. (FV)

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