No Dia do Fisioterapeuta, acadêmicos e professores divulgam a profissão prestando atendimento público.

Como no Magazine da Moda, acadêmicos da UNIGRAN orientaram as pessoas sobre a importância dos exercícios ergonômicos, contra doenças ocupacionais.
O ID_CURSO de Fisioterapia da UNIGRAN promoveu uma atividade especial, ontem, na Praça Antônio João. No Dia do Fisioterapeuta, o propósito foi mostrar ao público um pouco mais dessa que é uma das mais inovadoras profissões da área da saúde. Sem cirurgias, mas com grandes conhecimentos da anatomia humana, biomecânica, e realizando repetidos exercícios de alongamento, ente outras técnicas, o fisioterapeuta consegue verdadeiras proezas na reabilitação motora de pacientes. Os campos de atuação da Fisioterapia se estendem da neurologia à fisioterapia cardiorespiratória, passando pela ortopedia, pediatria, geriatria e atendimento às gestantes. Apesar da larga faixa de atuação, os fisioterapeutas consideram que a profissão ainda é pouco conhecida do público. Esse é o motivo que levou os professores e acadêmicos do ID_CURSO a instalar um ponto de atendimento ao público, na praça mais central de Dourados. Das 8h às 17h, eles deram orientações posturais, fizeram a quick massage, e exercícios de percepção corporal. Nas lojas, convidaram donos e empregados para a pausa ergonômica. Em vários estabelecimentos, as pessoas pararam cinco minutos para aprender sobre como trabalhar em pé, sem comprometer tanto a circulação sangüínea, e exercícios que contribuem com a melhoria da postura, além de prevenirem doenças profissionais que afetam os membros e as costas, por exemplo. “O objetivo da pausa ergonômica é orientar sobre o que fazer, em relação aos alongamentos específicos para musculatura cervical e de punho, que são mais utilizadas para essas pessoas, e dar algumas orientações que melDATA_HORAm a circulação dos membros inferiores, porque, quem é lojista, vendedor, fica muito em pé”, explicou a professora Juliana Loprete Cury. O projeto foi desenvolvimento em parceria com a Associação dos Fisioterapeutas de Dourados e Região, e será reeditado nos dias 25 e 26, no Shopping Avenida Center. (JR)