Show e homenagens marcam abertura da Uniarte, dia 27.

Feira de Artes da UNIGRAN terá como temas A Identidade, A Diferença e o Hibridismo na Arte Contemporânea.
O Progresso - O ID_CURSO de Artes Visuais da UNIGRAN promove de 27 a 31 de outubro em Dourados, a XXIV Uniarte, que tem como tema "A identidade, a diferença e o hibridismo na Arte Contemporânea". "Os estudantes de Artes Visuais e Educação estão entusiasmados com a Uniarte, já que será realizado simultaneamente o “III Encontro de Briquedotecas de MS”. Em 2007, o evento fez com que 90 escolas agendassem visitas monitoradas, totalizando 11.257 alunos dos Ensino Fundamental e Médio", salienta Claudia Olle, diretora da faculdade de Educação e coordenadora do ID_CURSO de Artes Visuais. A abertura da UNIARTE, dia 27, às 19h30, terá homenagem especial à diretora-presidente do Jornal O Progresso, jornalista Adiles do Amaral Torres, e show do grupo Tripé, formado por Paulo Simões, Jerry Espíndola e Filhos dos Livres. A partir de terça-feira, dia 28, além das exposições comemorativas no pátio da Unigran, acontece no bloco VII, sob a curadoria dos artistas plásticos e produtores culturais, Jonir Figueiredo e Paulo Rigotti, a XVI Mostra Guaicurus de Artes Visuais. A exposição coletiva de artistas sul-mato-grossenses, realizada em parceria com a Unidade Guaicuru de Cultura (UGC), Associação dos Artistas Plásticos Profissionais de Mato Grosso do Sul (AAPPMS), Museu de Arte Contemporânea de MS (Marco) e Fundação de Cultura de MS (FCMS). Após nove anos, a Mostra Guaicuru de Artes Visuais é reeditada nesta XXIV Uniarte reunindo obras de 53 artistas representativos da diversidade estética e da riqueza visual em Mato Grosso do Sul. Também integram a programação, as exposições "Re.Construindo Mundos"; "Dentro da Diferença Existem Muitas Diferenças"; "Entre a identidade e a diferença"; "Eu, Tu, Eles"; "Metrópole Rural"; "Opopépop"; "Os Gatunos II - Tribos Urbanas"; "Personas", Seres Híbridos, entre outras. Na quarta-feira, dia 29, das 14h às 16h, palestras sobre a arte na fronteira, contos femininos e Manoel de Barros. A noite, lançamentos de livros, exposição de painés, miniID_CURSO "Ensino da arte, mídia televisiva e infância" que será ministrado por Analice Dutra Pillar (UFRGS) e o workshop "Mostruário" ministrado por Cátia Kanton (USP). Na quinta-feira, dia 30, às 15h30, o Studio Blanche Torres fará uma performance. A partir das 19h30, palestras, workshops e miniID_CURSOs. A Uniarte termina sexta-feira, com apresentação a tarde do Ginasloucos e as 19h30, entram em cena, Andanças do Camalote Danças Folclóricas. O grupo representa as danças folclóricas que ocorrem em Mato Grosso do Sul e nos países vizinhos que fazem fronteira com o Estado. Alunos da Unigran pagam R$ 25 para inscrever nos miniID_CURSOs e worshops e a comunidade será cobrada R$ 30. Serão emitidos certificados. Escolas públicas e particulares podem agendar visitas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3411-4138. (Akeito Almeida)