UNIGRAN é destaque em artigo de livro comemorativo da Intercom.

Texto do professor Bruno Barreto, sobre a comunicação no Centro-Oeste, é um dos 23 selecionados para o livro dos 30 anos da Intercom.
O êxito na realização X Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Centro-Oeste, na UNIGRAN, é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Apesar de novos, os ID_CURSOs de jornalismo e de publicidade da Instituição conseguiram a façanha de reunir em Dourados acadêmicos, professores e profissionais da comunicação de todo o Centro-Oeste, em junho deste ano, e promover uma aproximação que deve marcar uma nova forma de relacionamento das instituições formadoras, entre si, e com os diferentes canais de mídia na região e dos estados vizinhos. Essa expectativa é destacada no artigo “A cuia rodou o Centro-Oeste: Ciências da Comunicação no Brasil Central, um mosaico sem rejunte”, publicado no livro comemorativo dos 30 anos da Intercom – “Mídia, Ecologia e Sociedade” (2008, 465 p.) – organizado por José Marques de Melo, professor emérito da USP e presidente de honra da Intercom. O livro, que já integra o acervo da biblioteca da UNIGRAN, é prefaciado pelo israelense Dov Shinar, nome de grande referência na mídia mundial, em particular, no campo da comunicação ambiental. No prólogo, Shinar sugere soluções para dilemas profissionais, normativos e éticos, e estruturais da mídia de hoje. As reflexões sobre essas e outras questões são temas dos 23 artigos selecionados para a obra, e que têm como pano de fundo a midiologia ambiental, sob as perspectivas ecumênica, nacional e regional. O artigo da UNIGRAN foi escrito pelo professor Bruno Augusto Amador Barreto, coordenador dos ID_CURSOs de Comunicação da Instituição, e coordenador do Intercom Centro-Oeste 2008. Nele, o coordenador fala do trabalho de divulgação realizado pela equipe organizadora, apoio da Mantenedora da UNIGRAN e da colaboração de outras instituições, para que o maior número possível de participantes pudesse aproveitar o evento. Bruno Barreto faz também uma ampla análise da comunicação no Centro-Oeste. Ele trata do perfil sócio-histórico e ambiental, e fala do distanciamento mútuo entre os ID_CURSOs de comunicação e órgãos de imprensa da região, não apenas geográfico, mas também cultural. “O pensamento comunicacional do Centro-Oeste é um mosaico sem rejunte; a comunicação possui pouco intercâmbio na região”, diz o professor, observando que, apesar do prestígio regional, os eventos da área de comunicação do Centro-Oeste historicamente tiveram participações apenas esporádicas de professores e acadêmicos. Com mais de 700 inscritos – muitos representando, inclusive, instituições de Rondônia, Tocantins, Minas Gerais e São Paulo – o Congresso realizado na UNIGRAN mostrou que a integração regional na área da comunicação é possível e que toda a sociedade tem a ganhar com isso. O endereço para informações sobre como adquirir o livro “Mídia, Ecologia e Sociedade” é o do e-mail “intercom@usp.br” (JR)