Acadêmicos de Pedagogia “estendem” a Semana Nacional do Trânsito na UNIGRAN.

Acadêmicos de Pedagogia desenvolveram atividades lúdicas para melhor compreender o processo de ensino-aprendizado de temas do trânsito, com crianças.
Como forma de conscientizar as pessoas e garantir segurança aos cidadãos, a Semana Nacional do Trânsito – 18 a 25 de setembro – ainda é tema de projetos na UNIGRAN. Acadêmicos do quarto semestre de Pedagogia realizaram atividades lúdicas conciliando a teoria das leis de trânsito através de paródia, teatro, maquete e história em quadrinho. Na noite desta quarta-feira (8), eles apresentaram em sala de aula o resultado dos trabalhos em grupo onde a criatividade despertou interesse dos acadêmicos. A UNIGRAN foi parceira da Semana Nacional do Trânsito com o Governo do Estado e o Detran, realizou palestras com o Corpo de Bombeiros e desenvolveu a oficina “Educação para o trânsito integrada às áreas Curriculares”, com a professora Iuderce de Almeida. Na oficina as atividades trataram sobre a pedagogia das Leis de Trânsito, com quatro cartilhas, que resultou nas atividades lúdicas dos acadêmicos como parte do processo de aprendizagem a serem transmitidos ao público alvo: estudantes do ensino básico. Iuderce explica que, por meio de atividades lúdicas, crianças e adolescentes participam ativamente e compreendem melhor as regras do trânsito, mas é necessário que o educador tenha criatividade para trabalhar em sala de aula às diversas formas de ensino-aprendizagem. Os acadêmicos se dividiram em grupo e apresentaram a criatividade e o resultado dos trabalhos práticos. Um deles mostrou uma maquete que tratava sobre as irregularidades e a forma correta de utilizar o trânsito. Da mesma forma, foi contada na história em quadrinho. Já o teatro mostrou que o uso de bebida alcoólica e direção não combinam, e a paródia buscou nas músicas regionais a melhor forma de substituir a letra original da música para conscientizar sobre a direção preventiva. Para a acadêmica Rosângela Cristina de Oliveira, a atividade prática consegue despertar melhor o interesse das crianças e jovens, facilitando o processo de aprendizado. E o resultado, segundo ela, serviu até para o próprio grupo que teve que pesquisar as leis de trânsito para substituir a letra original das músicas. “A pesquisa despertou em nós a consciência sobre as leis de trânsito onde pudemos observar o quanto é importante trabalhar as atividades lúdicas com os alunos”, comentou. A Semana Nacional de Trânsito de 2008 teve como tema “A criança no trânsito” visando sensibilizar mães, pais e educadores para a adoção de ações que promovam a segurança das crianças. De acordo com estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), 21.199 crianças de 0 a 12 anos foram vítimas em acidentes de trânsito ocorridos no País em 2006. Desse total 818 foram vítimas fatais. (FV)