Palestra de Sérgio Lianza encerra Jornada de Fisioterapia

Sérgio Lianza e a coordenadora Ângela Midori, que falou da importância do tema também para profissionais, na palestra final da Jornada.
A X Jornada de Fisioterapia da UNIGRAN foi encerrada na sexta-feira, 3, com palestra do doutor Sérgio Lianza, sobre a síndrome miofascial com ênfase em postura. Além de ser coordenador da disciplina de “Medicina de Reabilitação” da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Sérgio Lianza é pesquisador de renome nacional, escritor dos livros de medicina de reabilitação. A síndrome miofascial – SMF- é uma lesão causada por traumas repetidos no músculo, e deve ser tratada e prevenida pelo profissional. Sérgio Lianza falou sobre o controle postural e a importância da avaliação funcional no trabalho do fisioterapeuta. O palestrante deu exemplos de avaliações que diagnosticam a síndrome miofascial, como a Posturograma, a Manobra de Thomas, o Ângulo Poplíteo e Manobra de Ely. O fisioterapeuta disse que a palestra conscientiza o acadêmico sobre as matérias vistas na graduação. “Em especial aos alunos da graduação é que, às vezes, ele não tem alcance da importância daquilo que ele está recebendo durante os anos de graduação, e quando você faz uma correlação com o que lê vai fazer no futuro isso fica mais evidente”, declarou Sérgio Lianza. A coordenadora de Fisioterapia, professora Ângela Midori, falou que a UNIGRAN sentiu-se honrada em receber o palestrante e que o conteúdo somou tanto aos acadêmicos quanto aos profissionais que acompanharam a Jornada. “A palestra foi brilhante, acredito que trouxe dados inovadores e que tenha somado não só aos nossos acadêmicos, mas também a muitos profissionais que estavam aqui”, observou. A palestra teve apoio da Acheflan, representantes da empresa de medicamentos participaram do evento. Após a fala de Sérgio Lianza, os participantes da Jornada de Fisioterapia receberam o certificado do evento e participaram do coquetel de encerramento com apresentação cultural, sorteio de prêmios e vídeos em homenagem a professores, acadêmicos e egressos do ID_CURSO da UNIGRAN. (MC)