Mesas redondas da Jornada de Fisioterapia tratam sobre diversas especialidades.

Debates com profissionais egressos da UNIGRAN tiveram grande público e atividades com dinâmicas envolventes.
Ginástica laboral, ergonomia, terapias manuais, fisioterapia dermato-funcional, reabilitação de pacientes e terapia desportivas foram os temas das mesas redondas X Jornada de Fisioterapia, nesta quarta-feira. Os palestrantes convidados, todos egressos da Instituição, mostraram o trabalho do fisioterapeuta nas diversas áreas de atuação profissional e especializações. A fisioterapeuta Juliana Perez Rodrigues Huijsmans tratou sobre a qualidade de vida na fisioterapia dermato-funcional. É nessa área que o profissional propõe a recuperação física e estético-funcional do paciente, ou seja, alia diversas áreas da fisioterapia, para uma melDATA_HORA em seu tratamento. As “Terapias Manuais: um enfoque fisioterapêutico” foi o tema da palestra da fisioterapeuta Andréia Pezzini Volpato. A terapia manual é uma parte da fisioterapia que alia as habilidades dos profissionais nas áreas de avaliação, conhecimento anatômico, biomecânica e fisiologia para avaliação completa do paciente. É com esse procedimento que são realizadas avaliações como a de dor e disfunção e de anormalidades de movimentos. A egressa Adriana Ribeiro Petelin falou sobre a “Cinesioterapia Laboral no Ambiente de Trabalho”, a conhecida Ginástica Laboral, que desenvolve exercícios físicos no ambiente de trabalho para se evitarem lesões de esforços repetitivos e promover hábitos de saúde. A palestra foi dinâmica, com demonstrações práticas dos exercícios promovidos pela fisioterapeuta, em sua rotina. Adriana Petelin disse que se sente muito feliz em falar para o meio acadêmico a que pertenceu. “Eu estou muito feliz hoje de estar falando, de estar bem na minha profissão, de incentivar os meus colegas a evoluir com a fisioterapia, eu me inspirei em muita gente que está dando certo na fisioterapia e foi muito bom passar um pouco disso para eles”, reforçou. Na outra mesa-redonda, a fisioterapeuta Carla Regina Targa Moreira falou da “Reabilitação do Paciente Submetido à Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior”. A reconstrução do ligamento cruzado anterior, lesão de LCA, é uma lesão de esportes que ocasiona uma rotação brusca no joelho. O objetivo da reabilitação é fazer com que o retorno do paciente às suas atividades normais aconteçam o mais breve e seguramente possível. Já a terapia manual em Fisioterapia Desportiva foi o assunto tratado pelo fisioterapeuta Rommel Padovan Branquinho. A técnica é aplicada no tratamento fisioterapeutico baseado na disfunção do movimento. É nessa especialização que o fisioterapeuta resolve queixas do paciente aplica novas técnicas de tratamento, dependendo de cada caso assistido. No campo da fisioterapia do trabalho, a ergonomia estuda as respostas do corpo humano à carga física e psicológica que o indivíduo recebe. O fisioterapeuta Gustavo Freitas apresentou os aspectos gerais desse estudo, apresentando o papel de atuação do profissional na reabilitação de pacientes com lesões por esforços repetitivos (LER) e outras disfunções ósteo-musculares decorrentes do trabalho. Gustavo Freitas disse que voltar à UNIGRAN para proferir palestra é extremamente gratificante. “É muito importante essa interação de conhecimento, é excelente voltar aqui e estar demonstrando, participando desse evento, é maravilhoso, porque a gente está em casa”, declarou. A X Jornada de Fisioterapia da UNIGRAN termina nesta sexta-feira, com a palestra “Síndrome miofacial com ênfase em postura”, com o doutor Sérgio Lianza. (MC)