Treinamento complementa trabalho de pesquisa em cantina de acadêmicos.

Professora de Nutrição, Rita Mendes, orientou treinamento de pessoal e fez devolutiva de pesquisa feita na cantina que funciona na UNIGRAN.
A preparação higiênica do alimento e a educação relacionada às boas práticas no preparo, processamento e distribuição constituem linhas cruciais de defesa, na prevenção de grande parte das DVAs (Doenças Veiculadas por Alimentos), que podem ser causadas pelo contato direto do manipulador com o alimento e pela contaminação cruzada. O profissional nutricionista é o responsável técnico dos estabelecimentos, sendo o responsável em capacitar os funcionários e toda a empresa na implantação das Boas Práticas e do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). No ano passado, estudantes de Nutrição realizaram uma pesquisa para conhecer a opinião dos alunos que utilizam a Cantina Laranja Café, na UNIGRAN. Os dados foram coletados por meio de questionários, com perguntas fechadas. Por meio de 495 questionários, os entrevistados classificaram em ótimo, bom, regular ou ruim o sabor dos alimentos oferecidos pelo estabelecimento, e em ótimo, satisfatório e insatisfatório a organização e higiene do ambiente e dos utensílios. Os produtos oferecidos agradaram quanto à variedade e a qualidade, e os serviços foram considerados satisfatórios, o que ressalta a importância dos treinamentos de aperfeiçoamento do atendimento. Em resposta à pesquisa, a acadêmica Vilma Cortês, com a orientação da professora Rita Mendes, escreveu a pesquisa “Avaliação da aplicabilidade de atividades lúdicas em treinamento com manipuladores de alimentos”, com o intuito de ampliar o conhecimento dos funcionários sobre higiene de alimentos da Laranja Café. O treinamento foi realizado sábado passado (27), com todos os funcionários que se envolveram de forma interessada nas atividades. Segundo o proprietário, Paulo Renato Panage Capetta, todos os funcionários fazem periodicamente ID_CURSOs de qualificação em atendimento e boas práticas na manipulação de alimentos. “Aqui, quem mexe com dinheiro, não atende no balcão”, falou o comerciante, dando um exemplo dos cuidados que segue para evitar a contaminação dos produtos. Dentro dos preceitos éticos da pesquisa, o treinamento dos funcionários foi uma maneira dar um retorno aos sujeitos do estudo sobre os resultados obtidos. (Profª. Rita Mendes e José Roberto)