Acadêmicos de Agronomia vão a campo conhecer tecnologia de plantio.

Estudantes da Unigran promoveram, eles próprios, Dia de Campo na Fazenda Brasil, anteontem para conhecer melhor a agricultura de precisão.
Aprender sobre uso do GPS na agricultura de precisão e novas tecnologias empregadas no plantio foi o objetivo do dia de campo organizado pelos alunos do quarto semestre de Agronomia da UNIGRAN, nesta segunda-feira (29). Os acadêmicos organizaram uma visita à Fazenda Brasil, próxima a Ponta Porã, que atualizou seus maquinários recentemente. Para explicar sobre esses reID_CURSOs, os acadêmicos convidaram um engenheiro agrônomo e um técnico da empresa do GPS – sistema de localização geográfica por satélite. Paulo Haber Carneiro, engenheiro agrônomo, funcionário da empresa Monsanto, falou sobre as novas tecnologias empregadas na agricultura. Citou como exemplos, o avanço da informática, os tratores guiados por GPS e as biotecnologias que proporcionam o plantio-direto. Ele disse que esses itens determinam a sustentabilidade da agricultura atualmente. “Tenham a mente aberta sobre as novas biotecnologias; através delas temos maior produtividade com menor gasto”, disse à platéia que improvisou um anfiteatro num galpão mesmo. O palestrante falou ainda sobre a qualidade do grão e do uso de inseticidas, e que as biotecnologias proporcionam menores consumos de água e combustível, e ainda menos uso de herbicidas, já que torna possível conservar na lavoura os inimigos naturais das pragas. “O que queremos alcançar são lavouras protegidas, com grande produtividade”, afirmou Haber. Para falar sobre o GPS, os alunos convidaram o técnico da empresa Agro-Máquina Porã, Wagner Góes, que explicou como funciona o equipamento e para que serve. “O GPS é um aparelho teleguiado por satélite, e tem função na agricultura de fazer um plantio de precisão, vai diminuir a perda”, disse ele. Os alunos João Augusto Colla, Sadrac Borges, Damião Regini, Délso Maciel, Thiago Arruda, Roberto Luiz da Silva e Nain Barros, todos do quarto semestre, organizaram as palestras na disciplina de Extensão Rural, que é ministrada pela professora Adriana Peruzzo. (MC)