Agronomia investe na formação profissional no setor sucroalcooleiro.

Alunos da UNIGRAN prestigiam evento da UFGD, aberto hoje, que trata do desenvolvimento e produtividade do setor sucroalcooleiro.
Um dos objetivos da formação acadêmica nos ID_CURSOs de Agronomia e Tecnologia em Produção Vegetal da UNIGRAN é atender às necessidades de profissionais qualificados em um setor que ganhou muita importância na economia do Estado. Nos próximos anos, Mato Grosso do Sul terá 31 usinas de álcool e açúcar, sendo onze delas na região da Grande Dourados e três aqui no município. Nesta terça e quarta-feira, acadêmicos e professores da UNIGRAN participam, no anfiteatro do Parque dos Ipês, do Pro-Cana, evento técnico-comercial e regional para gerentes técnicos de usinas de usinas, com a promoção de pacotes tecnológicos para serem utilizados nas áreas de expansão da cana-de-açúcar. O evento é uma realização da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e as palestras técnicas são desenvolvidas pela empresa TechField, de consultoria agrícola e ambiental de projetos, que visam desenvolver o rendimento e a produtividade do setor sucroalcooleiro. Na solenidade de abertura, nesta terça-feira (30), a professora Karlla Barbosa Godoy, coordenadora dos ID_CURSOs de Agronomia e Tecnologia em Produção Vegetal representou a UNIGRAN em nome da reitora Rosa Maria D’Amato De Dea. Com ela, 91 acadêmicos da Instituição participam do evento. Karlla explica que as matrizes curriculares dos ID_CURSOs de Agronomia e Tecnologia em Produção Vegetal preparam os acadêmicos para atender ao setor sucroalcooleiro, que demanda profissionais especializados. E para suprir a mão-de-obra qualificada que o Estado já está absorvendo, pesquisas e estudos científicos compreendem a formação acadêmica na UNIGRAN. Além das atividades teóricas e práticas desenvolvidas nos laboratórios e na Fazenda Experimental da UNIGRAN, visitas técnicas em usinas sucroalcooleiras complementam a formação profissional dos acadêmicos, sobretudo com a participação em eventos científicos. Dentre os temas abordados no Pro-Cana estão a Ecofisiologia de desenvolvimento e ambientes de produção do Mato Grosso do Sul; Comportamento de Plantas Daninhas e herbicidas em palha de cana-de-açúcar; Ecofisiologia da maturação e uso de maturadores e Inseticidas no controle de pragas do MS. Os palestrantes são profissionais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e a Esalq/USP. (FV)