ID_CURSOs da saúde se integram no Dia da Responsabilidade Social, na UNIGRAN.

Acadêmicos dos ID_CURSOs da saúde atenderam ao público em várias atividades feitas normalmente em projetos de extensão.
Orientações nutricionais e sobre métodos contraceptivos e filtros solares ou diferenças entre medicamentos são exemplos de procedimentos realizados pelos ID_CURSOs da área da saúde no Dia da Responsabilidade Social, na UNIGRAN. O contato com a comunidade proporciona experiência profissional aos acadêmicos da Instituição. Oito ID_CURSOs da saúde participaram do projeto. Os alunos de Enfermagem realizaram orientações sobre métodos contraceptivos, diabetes e doenças renais, verificação da pressão arterial e também exame de mama. A professora do ID_CURSO Bertha Lúcia Borges disse que, apesar de comum, muitas pessoas não costumam aferir a pressão arterial. Os acadêmicos do ID_CURSO explicaram aos interessados sobre a hipertensão e a importância do assunto. “A verificação da pressão arterial é feita pelos alunos, que entram em contato com a comunidade e orientam sobre a prevenção das doenças crônicas degenerativas, como hipertensão arterial, diabetes mellitus e a conseqüência dessas doenças, a doença renal crônica”, falou a professora Bertha. Ela reforça ainda sobre a apresentação dos métodos contraceptivos aos interessados. “A prevenção de uma doença sexualmente transmissível, da gravidez indesejável, através da utilização de métodos anticoncepcionais”, declarou. Apresentar a diferença entre medicamentos genéricos, similares e referentes e também dar orientações sobre o uso do filtro solar ficou a cargo do ID_CURSO de Farmácia. O coordenador do ID_CURSO, André Muller, disse ser essencial o conhecimento das pessoas sobre a diferença entre medicamentos. “Hoje existe um situação instalada no Brasil de que muitas farmácias vendem o medicamento similar com a nomenclatura genérica e isso é ilegal, é proibido, o genérico passa por testes que permita que ele substitua os medicamentos referentes”, falou. Acadêmicos de Nutrição realizaram avaliação nutricional, questionário para avaliação de consumo alimentar, orientações sobre alimentação saudável e funcional. “Para os alunos é um estimulo atuar como nutricionista e também ter esse senso de responsabilidade social”, disse a professora Tailci Cristina da Silva. Após a avaliação, os alunos do ID_CURSO orientaram os interessados sobre o serviço do Núcleo de Nutrição da UNIGRAN para atendimentos individualizados. O ID_CURSO de Biomedicina realizou teste rápido de anemia à comunidade presente no evento. Fisioterapia fez orientações sobre correção de postura, prevenção de quedas em idosos e massagens. O “escovódromo” foi uma realização do ID_CURSO de Odontologia, orientando sobre a escovação correta dos dentes. Os alunos de Medicina Veterinária apresentaram o ID_CURSO, falando sobre práticas clínicas e principais zoonoses. Os acadêmicos de Psicologia fizeram aconselhamentos psicológicos, orientações vocacionais e diagnósticos de dificuldades de aprendizagem. Celina da Silva Cardoso participou pela primeira vez da Ação Social da UNIGRAN e avaliou que o evento é bem-organizado e atualizado e que os alunos atuam com competência. “Maravilhoso, bastante novidade é a primeira vez que eu participo, muito bom”, disse ela. Essa é a opinião da senDATA_HORA Maria Oliveira da Silva, “eu estou achando muito legal, vou me divertir muito”, afirmou. (MC)