Projeto de estágio diversifica ensino de Matemática em turmas do PET de Douradina.

Laboratório de Matemática da UNIGRAN – ambiente e métodos são propícios ao aprendizado de conteúdos aparentemente difíceis nas escolas.
Um projeto de estágio realizado por alunos de Matemática da UNIGRAN busca melDATA_HORAr o aprendizado das crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PET), de Douradina. As turmas atendidas são formadas por 49 crianças da zona rural e de uma aldeia indígena do município. “A dificuldade deles em Matemática já começa com os pais, que não têm tanta instrução”, diz a acadêmica da UNIGRAN Ângela Cristina Marques Rosa, do 4º semestre do ID_CURSO. O projeto com as crianças do PET iniciou faz um mês. Nesta terça-feira, começa uma nova fase, com atividades pedagógicas baseada no xadrez. Esse jogo foi escolhido porque exercita o raciocínio estratégico e ajuda na assimilação de conteúdos matemáticos, segundo explicou a orientadora de estágios Vanilda Alves da Silva. A professora conta que a diversificação dos métodos de ensino é um caminho para fazer o aluno perder o medo da matemática. Mas é preciso mudar também a linguagem. “A criança já vem de casa com a idéia de que a matemática é difícil, tanto que se o aluno reprova em matemática, a mãe não briga com o professor, mas se reprova em geografia, história...”, pontua a professora, dizendo que os problemas de aprendizado iniciam na linguagem, “[por exemplo] ângulo reto, não é o desenho de uma reta, e quando se fala dos catetos, no Teorema de Pitágoras, as crianças, principalmente, das redondezas, pensam o quê?! Que cateto é porco”, disse a professora. O significado da palavra cateto, do grego “káthetos” é vertical ou perpendicular, o que faz sentido na representação das duas retas do triângulo retângulo, que se iniciam no mesmo ponto, formando um ângulo de 90graus. Laboratório de Matemática – As crianças do PET de Douradina participaram de uma aula especial, no sábado (20), no Laboratório de Educação Matemática da UNIGRAN. O laboratório é equipado com materiais que favorecem o aprendizado lúdico dos principais conteúdos dessa disciplina e está aberto às escolas da região. A utilização é gratuita, mas os professores devem agendar a aula nesse espaço. O telefone para mais informações sobre o Laboratório de Matemática é 3411-4129. (JR)