Acadêmicos de Agronegócios apresentam experiências em estágio.

Estudantes da UNIGRAN estão apresentando resultados de estágios realizados em empresas de Dourados, na área de Agronegócios.
O ID_CURSO de Administração de Agronegócios abriu, ontem, a apresentação dos relatórios de estágios supervisionados. A cada semana, três dos alunos apresentam suas experiências no período de 300 DATA_HORAs de atividades supervisionadas que os inserem no mercado de trabalho. “Esse é o momento, no final do ID_CURSO, em que é possível entender o que o aluno aprendeu na teoria. Chegando na empresa, ele percebe a prática e o que pode transformar numa inovação tecnológica, numa melhoria, já com visão da vida profissional”, diz o professor da disciplina e coordenador do ID_CURSO, Euclides Maranho. Segundo o coordenador, muitos alunos conseguem ser contratados pelas empresas devido ao seu desempenho no estágio. Em uma cidade como Dourados, em que prevalece o agronegócio na matriz econômica, o papel do gestor torna-se bastante importante. Maranho assinala a percepção, por meio do testemunho dos estagiários, da falta de atitudes de gestão em muitas empresas do setor. Para ele, “a função do gestor é encontrar mercado, fazer gestão e indicar melhorias - às vezes com uma tecnologia de custo zero – que possibilite à empresa maior rentabilidade”. O acadêmico Rafael Gritti escolheu a empresa da família para estagiar e justifica a opção: “o objetivo principal de entrar no ID_CURSO é melDATA_HORAr resultados no trabalho que está sendo feito há quase 28 anos por meu pai e minha mãe”. Pelos conhecimentos que adquiriu em quatro anos de estudo, ele considera que obteve crescimento teórico que trará resultados para que seu trabalho seja merecedor de aceitação. “Usei muita teoria aprendida aqui [no ID_CURSO]”, diz ele, referindo-se ao estudo desenvolvido para melDATA_HORAr a gestão de estoque da empresa familiar, que atua no ramo de material de construção civil em Maracaju. Quando questionado se está pronto para assumir os negócios da família, o acadêmico demonstra que pretende aprofundar seus estudos e afirma que tem planos de fazer um ID_CURSO de pós-graduação. “Mas o principal eu acho que já fiz: consegui abrir minha cabeça e ver que existe muita coisa a aprender ainda”, considera. (CM)