ID_CURSO de Serviço Social integra projeto do governo federal de segurança alimentar.

Em atividade que teve a presença de técnica do MDS e autoridades municipais, estagiária da UNIGRAN faz palestra para comunidade do Jd Monte Líbano.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), em parceria com a Prefeitura de Dourados, realiza o Projeto “Compra Direta” que promove a distribuição de alimentos suplementares a famílias de áreas carentes da cidade. O “Compra Direta” incentiva agricultores da região a produzirem alimentos que são vendidos à Prefeitura e depois distribuídos à comunidade cadastrada. O ID_CURSO de Serviço Social da UNIGRAN está integrado ao projeto, na parte de assistência social às famílias contempladas. Nesta quarta-feira, 10, a técnica administrativa do MDS, Ana Carolina Maroccolo, esteve em Dourados para verificar o andamento do projeto. Ana Carolina avaliou que o município desenvolve muito bem o “Compra Direta”, e disse que as parcerias são importantes na ajuda às famílias beneficiadas. “A área social dos municípios, ao que se sabe é a mais carentes, [e] é primordial que se tenha um conjunto”, falou. Os alunos da UNIGRAN participam do projeto, realizando um trabalho de acompanhamento social que faz parte do estágio supervisionado do ID_CURSO de Serviço Social. Para isso, foi elaborado o projeto de extensão e estágio “Alimento Cidadão”, cujo objetivo é desenvolver pesquisas e acompanhamentos sociais nas comunidades contempladas com os alimentos suplementares. A proposta é analisar as necessidade das famílias e realizar outros projetos simultaneamente, para minimizar os problemas. “O Serviço Social faz pesquisas, orientações, visitas e palestras, para ver a realidade das pessoas e propor políticas públicas e propostas para o próprio projeto trabalhar, como capacitações”, disse a acadêmica Naara Siqueira de Aragão. A supervisora de estágio Rosália Ferreira dos Santos disse que a idéia é atuar com famílias, que muitas vezes têm alto índice de analfabetismo e adolescentes grávidas, por exemplo. Através do “Alimento Cidadão”, são feitas pesquisas para entender o impacto do projeto na família e, conforme a necessidade de cada grupo, encaminhamentos para outros atendimentos. Os alunos de Serviço Social também informam a comunidade sobre os atendimentos gratuitos que são oferecidos em outros Núcleos da UNIGRAN, além de Serviço Social, como de Nutrição, Psicologia e de Assistência Jurídica. (MC)