Professores e alunos de Direito visitam o TRT da 10ª Região.

Grupo de estudantes e professores da UNIGRAN está no Distrito Federal, em viagem de estudos para conhecer o funcionamento de diversos órgãos.
(Assessoria TRT – Brasília) – Alunos e professores do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) visitaram o Tribunal Regional do Trabalho, na segunda-feira (8), e foram recebidos pelos juízes Ricardo Alencar Machado, vice-presidente, Douglas Alencar Rodrigues e Grijalbo Fernandes Coutinho. Reunidos na Sala de Sessões Herácito Pena Júnior, o grupo, com cerca de 35 pessoas, conversou e debateu sobre a Emenda Constitucional nº45 (EC 45) e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). No desenrolar dos temas, surgiram questões relevantes como a competência da Justiça do Trabalho, na forma proposta pelos legisladores, e a limitação imposta pelo STF, a vocação para a magistratura e a flexibilização da legislação do trabalho. O juiz Douglas Alencar abordou o tema que envolve os novos órgãos criados com a EC 45, como o Conselho Nacional da Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público. O juiz Grijalbo Coutinho discorreu sobre a competência do juiz do trabalho para conhecer matérias que envolvam as relações de trabalho e não apenas as relações de emprego. Por fim, o juiz Ricardo Alencar Machado fez uma explanação sobre a jurisdição da 10ª Região e a composição do Tribunal. Os professores Gilberto Marchetti, Ana Maria Boverio e Juliana Favo, que acompanharam os alunos, demonstraram uma enorme satisfação com o resultado da viagem a Brasília, que possibilitou, ainda, visitas a outros tribunais e ao Congresso Nacional. Gilberto Marchetti disse que para os alunos a receptividade do TRT da 10ª Região e a possibilidade de contato com os juízes foram extremamente benéficas. Complementando, parabenizou os magistrados pelo carinho demonstrado na recepção dos estudantes e afirmou que o dia superou todas as expectativas traçadas para o encontro. (TRT - Flaubert B.Santos) Notícia publicada em 09/09/2008. UNIGRAN – Alunos e professores da Faculdade de Direito estão em viagem de estudos ao Distrito Federal, desde sábado 6. Segundo informações do professor Gilberto Marchetti, eles já visitaram também o Superior Tribunal Federal (STF), onde assistiram a uma sessão plenária, e o Congresso Nacional. O grupo retorna para Dourados no sábado.