UNIGRAN representa o Centro-Oeste e é homenageada em congresso de comunicação em Natal

Delegação da UNIGRAN tem participação ativa no Intercom 2008.
O maior evento de Comunicação da América Latina foi encerrado neste final de semana em Natal/RN. O XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM) realizado de 2 a 6 de setembro contou com uma equipe de quatro professores e duas alunas dos ID_CURSOs de Comunicação Social da UNIGRAN, que representaram a comunicação do Centro-Oeste em 2008. Durante o evento, a Sociedade Brasileira de Comunicação outorgou o diploma de Honra ao Mérito ao coordenador dos ID_CURSOs de Comunicação Social da UNIGRAN, professor Bruno Barreto, em reconhecimento aos serviços prestados à associação na presidência do INTERCOM CENTRO-OESTE 2008, realizado em junho deste ano em Dourados. “Este diploma coroou o trabalho e a dedicação de toda uma equipe de professores, alunos, reitoria e mantenedora da UNIGRAN. O evento realizado em nossa instituição marcou a história da comunicação no Centro-Oeste brasileiro. Ter recebido mais de 800 pessoas de diversos estados da federação é o maior prêmio que esta comissão recebeu”, enfatiza o coordenador. O coordenador da UNIGRAN também foi o representante da região Centro-Oeste no evento, participou da primeira mesa redonda da INTERCOM 2008 para apresentar um panorama da comunicação na região aos congressistas. Apresentou, neste painel, o trabalho “Dez edições de Ciências da Comunicação no Brasil Central”, que pode ser consultado pelo site www.intercom.org.br. “Mostramos em Natal a força do interior do país, provamos que fora dos grandes centros é possível contribuir e participar de forma ativa com os processos da Comunicação Social”, conclui. Pesquisas Além da homenagem recebida pela UNIGRAN, a instituição representou a comunicação de Dourados em várias esferas do congresso, que é dividido em mesas-redondas, Núcleos de Pesquisa (NPs), Expocom, entre outras subdivisões. Nos NPs, dois professores da instituição apresentaram suas pesquisas mais recentes, discutindo em âmbito nacional questões regionais. A professora Maria Alice Campagnoli Otre, membro do NP Comunicação para a Cidadania, apresentou sua dissertação de mestrado, com o artigo intitulado: “Comunicação Alternativa como Ferramenta de Transformação para Jovens Indígenas das Aldeias do Jaguapiru e Bororó em Dourados/MS”. O trabalho suscitou discussões a respeito da comunicação indígena como uma nova forma desses povos contarem sua história a partir deles próprios. “Apresentar um trabalho no Congresso nacional da INTERCOM é realmente muito gratificante. Primeiro porque podemos levar os resultados de nossas discussões de maneira a repercutir pelo Brasil todo, pois cada representante das diversas regiões do país ecoa em suas aulas ou trabalhos, o que viu de novo no evento. Além disso, discutimos e trocamos informações com os autores que costumamos ler quando preparamos aula ou desenvolvemos alguma pesquisa. É um momento único de intercâmbio de idéias e experiências”, ressalta a pesquisadora. Bruno Barreto também participou de um núcleo de pesquisa, o de Comunicação Científica com a exposição: “Política Nuclear Brasileira: O papel das ONGs WWF e Greenpeace na questão energética”, contribuindo com as discussões nacionais levantadas com a retomada da construção de Angra 3. Também como representante de Dourados, a professora Érika Batista, que coordenou a EXPOCOM Centro-Oeste 2008, mostra que reúne produtos laboratoriais desenvolvidos por acadêmicos de todo o país, foi membro da comissão avaliadora do evento nacional. “O evento vem ganhando projeção entre os alunos das instituições de ensino superior. A comissão julgadora, composta por professores e profissionais da área, teve uma dura missão ao avaliar os trabalhos, pois muitos superaram as expectativas. O prêmio passou a ser cobiçado entre os acadêmicos das IES, o que gera uma competição saudável aumentando a qualidade dos trabalhos produzidos”, destaca Érika Batista. Os professores e alunos também participaram de mini-ID_CURSOs e oficinas, como é o caso da professora Gabriela Mangelardo que, como forma de atualização, participou de NPs e oficinas de radiojornalismo. Em 2009, o INTERCOM Centro-Oeste será realizado em junho em Brasília/DF, e o nacional em setembro em Curitiba/PR.