UNIGRAN reúne acadêmicos e profissionais na Semana de Educação Física.

Começam nesta quinta-feira, miniID_CURSOs e palestras do evento que terão enfoque no esporte, saúde e educação.
Em parceria com o Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso do Sul, (CREF-11/MS), a UNIGRAN oferece aos profissionais e acadêmicos de Educação Física de Dourados e de todo o sul do Estado uma importante programação de ID_CURSOs e palestras de atualização profissional, durante a I Semana Acadêmica do ID_CURSO de Educação Física da Instituição. O evento inicia nesta quinta-feira e termina do sábado (13), com atividades nos três períodos. Diferentemente dos congressos regionais e estaduais realizados nos anos anteriores, a Coordenação do ID_CURSO optou por organizar uma jornada acadêmica neste ano, com enfoque nas três bases da formação superior em Educação Física – saúde, esporte e educação. Os ID_CURSOs de 10 DATA_HORAs e as palestras da Semana privilegiam os temas mais atuais em cada área, como a educação física treinamento individualizado, educação física adaptada, danças circulares e LIBRAS. Os ID_CURSOs iniciam na tarde desta quarta-feira, e a abertura solene da Semana será à noite, com a palestra do professor de Educação Física Sílvio Lobo Filho, doutorando em Educação, sobre “Intervenção Profissional e Responsabilidade Social”. A manhã do primeiro dia está reservada ao credenciamento dos participantes e inscrições. Informações sobre vagas nos ID_CURSOs e valores da inscrição podem ser obtidas através do telefone (67) 3411-4137, nos períodos matutino e noturno. A Semana Acadêmica da UNIGRAN integra os eventos do CREF/MS promovidos em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física, 1º de Setembro (JR) Programação da I Semana Acadêmica de Educação Física Dia 11 de setembro 19h30 – Solenidade de Abertura Palestra – “Intervenção Profissional e sua Responsabilidade Social”. Palestrante: prof. Sílvio Lobo Filho – CREF - 000543 - G/MS. MINI-ID_CURSOS 13h30 às 17h30 – “Musculação” - ministrante: prof. M.Sc. Aluísio Fernandes de Souza CREF – 000023-G/MS. Conteúdo: Princípios básicos do treinamento de força e prescrição dos exercícios; passos para elaboração do programa de musculação; determinação e controle das principais variáveis do treinamento para o desenvolvimento da força e massa muscular; Métodos de elaboração dos programas de musculação para indivíduos sedentários e ativos fisicamente. 13h30 às 17h30 – “Atividade Física Adaptada - um enfoque na inclusão” - ministrante: Profª. M.Sc. Sarita de Mendonça Bacciotti - CREF - 000751 - G/MS; Conteúdo: A atividade física adaptada e suas aplicações; aspectos históricos e sociais relacionados à deficiência; somos iguais.... ou diferentes? exclusão, segregação, inclusão: que conceito são esses? Escola Inclusiva e Educação Física Inclusiva; orientações pedagógicas para o trabalho de Educação Física com pessoas com deficiências; atividades práticas de atividades físicas adaptadas. Dia 12 de Setembro MINI-ID_CURSOS 07h30 às 11h30 – “Recreação” - ministrante: prof. M.Sc. Felipe S. Barbosa - CREF - 053923 – G/SP; Conteúdo: Aplicabilidade da recreação sobre os domínios do comportamento humano e os sentidos do ser humano. 07h30 às 11h30 – “Libras: enfoque da LIBRAS na Educação Física” - ministrante: profª. Juliana Maria da Silva Lima - CREF - 002808 - G/MS; Conteúdo: Histórico, legislação, inclusão do surdo nas aulas de Educação Física, sinais do ambiente escolar e na Educação Física, dinâmica do alfabeto manual, prática pedagógica do ensino da LIBRAS. 13h30 às 17h30 – “Musculação” - ministrante: Prof. M.Sc. Aluisio Fernandes de Souza. 13h30 às 17h30 – “Atividade Física Adaptada - um enfoque na inclusão” - ministrante: Profª. M.Sc. Sarita de Mendonça Bacciotti. 19h00 às 22h30 - “Danças Circulares Sagradas” - ministrante: profª. Míriam Mardine Gimenes - CREF - 001107 - G/MS; Conteúdo: As danças circulares no mundo, Bernard Wosien, As danças circulares no Brasil e em Mato Grosso do Sul, As danças circulares nos aspectos: físico, mental, emocional; repertório do Workshop, estruturado a partir de uma vivência na qual o aluno perceberá as questões psicomotoras do indivíduo/aluno. 19h00 às 22h30 – Treinamento Individualizado - ministrante: prof. M.Sc. Marcelo Ferreira Miranda. Conteúdo: Avaliação cardio-respiratória e prescrição do exercício aeróbico; triagem; sintomas de doenças cardiopulmonares; principais fatores de risco; avaliação da capacidade aeróbica - VO2 Max.; métodos diretos e indiretos de mensuração; principais ergômetros; protocolos mais utilizados; tabelas de classificação. liminar anaeróbico; definição; níveis de concentração; fomas de determinação; adaptações no sistema cardiovascular; utilização dos substratos energéticos durante o exercício; determinação de cargas de treinamento aeróbico. Dia 13 de setembro MINI-ID_CURSOS 07h30 às 11h30 – “Recreação” - ministrante: prof. M.Sc. Felipe S. Barbosa 07h30 às 11h30 – “Libras - enfoque da LIBRAS na Educação Física” - ministrante: profª. Juliana Maria da Silva Lima 13h00 às 17h00 – “Danças circulares sagradas”- ministrante: profª. Miriam Mardine Gimenes. 13h00 às 17h00 – “Treinamento Individualizado” – ministrante: prof. M.Sc. Marcelo Ferreira Miranda. Investimento Acadêmicos e registrados no CREF11/MS: R$ 35 (um miniID_CURSO); R$ 65 (dois miniID_CURSOs); R$ 90 (três miniID_CURSOs) Outros profissionais: R$ 45 (um miniID_CURSO); R$ 85 (dois miniID_CURSOs); R$ 120 (três miniID_CURSOs) Coordenação do evento em Campo Grande - Telefone/Fax - (67) 3321-1221.