Jornada acadêmica debate a importância do médico veterinário.

Pres. do CRMV-MS, Osmar Bastos, disse que os profissionais devem aprimorar conhecimentos técnico-científicos para atender às exigências do mercado.
As várias faces da atuação do médico veterinário serão debatidas na Jornada Acadêmica do ID_CURSO de Medicina Veterinária da UNIGRAN, aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira. “Prevemos para a Jornada grandes debates nas mais diversas áreas de atuação para aprimorar o conhecimento dos profissionais e acadêmicos, sempre buscando mostrar a importância do médico veterinário para a sociedade”, antecipou o coordenador do ID_CURSO, Rony Carlos de Mello. Na cerimônia de abertura, o convidado a falar sobre a profissão foi o médico veterinário Osmar Bastos, professor da UFMS, e diretor de jornalismo da Rede Record do Mato Grosso do Sul, e ex-apresentador do programa MS-Rural, e presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária no Estado. Ele disse que é necessário desmistificar que a veterinária trabalha apenas com a manipulação de animais. “O médico veterinário tem grande atuação nos setores de saúde pública, qualidade e segurança de alimentos, e na pesquisa com avançadas biotécnicas da reprodução”, apontou. Ele falou sobre a importância da ética profissional e da responsabilidade para com a sociedade no sentido de garantir o bem-estar, como também pelo dever de fiscalizar as doenças que causam impacto socioeconômico, comunicando as autoridades competentes da vigilância (Iagro e Ministério da Agricultura) para evitar o que ocorreu em 2005, com o surto da febre aftosa. Depois de voltar a ser reconhecido pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa com vacinação, Mato Grosso do Sul quer retomar as vendas de carne bovina para a União Européia. Mas para que isso aconteça os produtores terão que trabalhar para conseguir o mais rápido possível habilitar fazendas no seleto grupo de propriedades aptas a vender o produto para os países do bloco. Osmar disse que é irônico o Estado ter perdido o status de sanidade animal por conta de falhas de políticas públicas e de fiscalização nas fronteiras de Mato grosso do Sul com os países vizinhos. “A União Européia paga os melhores preços pela carne bovina, mas também é o cliente mais exigente. Exportamos apenas para pequenos blocos de países, precisamos ganhar novamente o mercado europeu”, frisou. As normas da União Européia exigem que os animais devam ser rastreados e a propriedade criadora tem que fazer parte do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov). “E é neste ponto que o Estado espera conquistar a confiança dos europeus”, reitera, dizendo que os produtores apostam na qualidade da carne que produzem, mas sem esquecer da necessidade de cumprir as exigências dos europeus. Osmar pontuou que o atual governo do Estado é sensível à importância do agronegócio, base da economia de Mato Grosso do Sul. Entretanto, disse que, quando as políticas públicas são voltadas à atenção do governo federal, as medidas tomam rumos diferentes. No momento em que o país lidera o mercado mundial da carne bovina e de frango, e a suína vêm ganhando novos espaços, Osmar qualificou como de suma importância o médico veterinário aprimorar os conhecimentos em razão da exigência dos mercados internacionais. “O veterinário tem que se apresentar como profissional imprescindível nesse contexto,” reitera. Agraciado pela participação na Jornada Acadêmica e por ter contribuído outras vezes com palestras ao ID_CURSO, a pró-reitora de ensino de extensão, Terezinha Bazé de Lima, destacou a importância da formação do profissional generalista que a UNIGRAN visa formar para o mercado de trabalho. Esteve presente ainda na cerimônia de abertura a diretora da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Adriana Mari Mestriner, que desejou sucesso aos conferencistas pela Jornada Acadêmica, que vai até sábado, com a programação de doze palestras e quatro mini-ID_CURSOs. (FV)