Formandos da UNIGRAN fazem história na educação a distância.

Concluintes que ingressaram nas primeiras turmas de graduação EaD da UNIGRAN receberam o diploma em cerimônia especial, realizada sábado.
Atualmente, milhares de alunos fazem uma graduação pelo Sistema UNIGRAN NET, inclusive, no exterior. Mas até poucos anos atrás, o ensino a distância não era visto com a naturalidade de hoje. Por isso, a solenidade de colação de graus realizada sábado, no salão de eventos da UNIGRAN, representa um marco do avanço que a Instituição está ajudando a promover na educação a distância, em Mato Grosso do Sul e no Brasil. Neste ano, noventa e três profissionais concluíram os ID_CURSOs tecnológicos superiores de Agropecuária, Produção Publicitária e Negócios Imobiliários. “Vocês estão fazendo história”, disse Marcelo Ioris Koche, diretor da Faculdade de Ciências Administrativas e dos ID_CURSOs da UNIGRAN NET, em seu pronunciamento aos 34 graduandos que puderam comparecer à solenidade por residirem em cidades mais próximas de Dourados. O professor destacou o valor dos diplomas que os acadêmicos estão recebendo e o crescimento individual de cada um no ID_CURSO, o que serviu de exemplo para muitos estudantes que ingressaram depois. “Vocês acreditaram em nosso trabalho, aceitaram o desafio de aprender a aprender, e hoje são milhares (de alunos nos ID_CURSOs), fico feliz porque vocês também fizeram isso”, falou Marcelo Koche. A UNIGRAN é uma das primeiras IES credenciadas pelo MEC para oferecer ID_CURSOs não-presenciais. Desde 2005, vem implantando novas graduações e pós-graduações, abrindo oportunidades de formação para estudantes de muitas regiões. “O ID_CURSO foi difícil, mas aprendi muito e acho que todos aprenderam também”, disse Valter Pereira Duarte, 21, de Aral Moreira (MS), graduado tecnólogo em Agropecuária. “Difícil, mas o ID_CURSO propiciou a ela um leque de oportunidades”, disse o comerciante de Corguinho (MS), Carlos Alfredo Buz, pai da formanda em Agropecuária Talita, 19. Já a administradora de empresas Maria Isabel Barbosa, 47, de Rio Brilhante, explicou porque participou de sua segunda colação de grau, desta vez, em Produção Publicitária. “Entendo que a formatura é o momento da coroação de um trabalho, da dedicação, e estou muito feliz pelo ID_CURSO”, declarou. Além da formação de qualidade ressaltada pelos entrevistados, a educação a distância amplia as possibilidades de interação cultural e de relacionamento humano. O paraninfo das três turmas, professor Ricardo Fava, lembrou que brasileiros de diversos pontos do país – e muitos que estão na Espanha, Portugal e Japão, por exemplo – se encontram no ambiente virtual de aprendizagem da UNIGRAN NET, cada um com sua cultura. “A EaD deixou o mundo plano e sem fronteiras, possibilitando uma troca cultural muito grande. Na graduação presencial, a gente fica naquela caixa da sala de aula, todo dia; vocês não, estavam no mundo virtual, trocando experiências e isso traz uma bagagem cultural muito grande”, disse o paraninfo. Ricardo Fava dá nome à turma de 2008 de Produção Publicitária. No ID_CURSO de Gestão de Negócios Imobiliários, a turma adotou o nome do professor Luiz Ribeiro Rosa, e no ID_CURSO de Tecnologia em Agropecuária, o homenageado é o professor Carlos Virgílio Barbo. Os juramentos foram proferidos, respectivamente, pelos formandos Maria Isabel Madureira de Alvarenga Barbosa, Júlio César dos Santos e Laureci Salete Sanches. A solenidade foi presidida pela reitora Rosa Maria D’Amato De Déa. Toda cerimônia de outorga de graus foi gravada em vídeo que estará disponível no site da UNIGRAN NET: www.unigran.br/cead (JR)