Semana Jurídica debate as várias faces do Direito.

Faculdade de Direito da UNIGRAN abriu a semana acadêmica, ontem, com homenagens ao prof. Luiz Tadeu, em destaque na foto, e Francisco das Chagas.
“As várias faces do Direito na realização da justiça” serão debatidas durante a XXIX Semana Jurídica do ID_CURSO de Direito a UNIGRAN, aberta oficialmente na noite de 25 de agosto. “Prevemos para essa semana grandes debates, reflexões e novas visões do direito, sempre buscando realizar a justiça”, antecipou a diretora do ID_CURSO, professora Noemi Ferrigolo. Na cerimônia de abertura, as atenções estiveram voltadas para a homenagem aos dois patronos destacados nesse ano: o desembargador do Tribunal de Justiça de MS, Luis Tadeu Barbosa da Silva, homenageado na abertura, e o desembargador Francisco das Chagas Lima Filho, do Tribunal do Trabalho, que receberá homenagem na cerimônia de encerramento da Semana Acadêmica, na sexta-feira (29). Luis Tadeu Barbosa da Silva confessou estar “emocionado, envaidecido e honrado” pela escolha de seu nome como patrono. Segundo ele, quando recebeu a notícia da homenagem, pensou que seria sua “despedida” da UNIGRAN, uma vez que está licenciado do cargo de professor da Instituição em função do novo cargo no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, que assumiu em julho deste ano. Entretanto, em seu pronunciamento, deixou claro que sua intenção não é de afastar-se da instituição; pelo contrário, afirmou que não se vê longe da UNIGRAN, “esta é minha casa e quero, em breve, voltar ao convívio com vocês”, disse ele que está há exatos 32 anos na Instituição: primeiro como acadêmico e depois como docente. O presidente de honra da UNIGRAN, Murilo Zauith, lembrou o caminho percorrido pela Instituição, assinalando a alegria de ver um egresso ocupando o cargo de desembargador. “Hoje, Luis Tadeu representa a UNIGRAN no Tribunal de Justiça”, disse ele, que também entregou uma placa ao homenageado. “Esta casa está vivendo momentos de glória, esse é um momento de relevância histórica”, afirmou Noemi Ferrigolo, logo após a leitura dos dizeres da placa ao público. Ao dar por aberta a Semana Jurídica, a pró-reitora de Ensino e Extensão, Terezinha Bazé de Lima, assinalou o papel do evento na construção de conhecimentos teóricos e práticos. “A Semana Jurídica, há 29 anos, contribui como espaço democrático”, disse, assinalando que atividades como palestras, júri simulado, ID_CURSOs e lançamentos de obras jurídicas levarão ao debate da justiça como “atividade implícita do Direito”. Ela ressaltou o lançamento da Revista Jurídica em versão on-line, outra novidade dessa edição. Expectativa Para a acadêmica Jacqueline Coelho de Souza, do 2º semestre de Direito, a Semana Jurídica acontece envolvida em expectativa. “Nunca participei de congresso ou semana acadêmica e estou curiosa para entender melhor o ID_CURSO, ver como é participar desde o primeiro ano, ver se é mesmo o [ID_CURSO] que eu quero. Creio que o evento incentiva o aluno a conhecer coisas além do que recebe na sala de aula”, revela. Cerca de mil pessoas lotaram o auditório. Entre elas, acadêmicos da UNIGRAN, da UFGD e da UEMS, profissionais e professores. A primeira noite da 29ª Semana Acadêmica de Direito foi encerrada com a palestra “Controle de Constitucionalidade e Direitos Fundamentais”, proferida pelo professor Zulmar Fachin , mestre em Direito e Ciências Sociais, doutor em Direito do Estado, e professor de Direito Constitucional na Universidade Estadual de Londrina, PUCPR e no Cesumar. (CM)