UNIGRAN leva alegria a moradores do 4º Plano.

Rua em frente à Escola Franklin Azambuja foi tomada pela diversão esportiva, atividades pedagógicas e exame na área da saúde.
Adultos, jovens e crianças da região do bairro 4º Plano foram beneficiados com a caravana de acadêmicos e professores da UNIGRAN. O Projeto “UNIGRAN vai à comunidade” realizou no sábado (23) uma manhã de lazer com muitas brincadeiras. Teve ainda testes de anemia pelo o qual o diagnóstico era revelado na DATA_HORA, e se constatado anormalidade no exame, a pessoa era encaminhada a procurar o médico. O evento foi realizado na rua, em frente à Escola Municipal Franklin Azambuja. Além de atender os mais de 600 alunos do colégio, moradores da região compareceram em peso para prestigiar a festa. Com o som instalado no portão da escola, o professor Rogério Montes, do ID_CURSO de Educação Física, convidava os moradores da redondeza. Em poucos minutos a rua foi tomada por crianças que chegavam acompanhadas pelos pais. Direcionado ao público de todas as idades, o projeto atende todas as pessoas que participam do evento. A dona-de-casa Ariana da Silva levou o sobrinho de 7 anos para se divertir. Enquanto ele brincava, Ariana fez o exame de anemia, com o ID_CURSO de Biomedicina. Ela recebeu ainda informações sobre o peso correto que a criança deve carregar na mochila. Com uma balança móvel, acadêmicos de Fisioterapia, supervisionados pelas professoras Angela Rios e Thais Duarte, percorriam a área lazer e faziam o calculo estipulado pelo peso da criança. A professora Ângela explica que uma criança de 30 quilos pode carregar no máximo 1,5 quilo. Ao passo de que as escolas distribuem em média cinco livros didáticos, além de cadernos utilizados em sala de aula somados a outros materiais e a mochila, o excesso de peso pode prejudicar a saúde da criança. A professora orienta o uso das mochilas com rodas, cuja alça esteja à altura do punho. Orientações para ter uma vida saudável, prática de esportes e atividades pedagógicas somaram a diversão da manhã de lazer na Escola Franklin Azambuja. A diretora da escola, Maria Ireni de Almeida, comemora a cada evento realizado no bairro pela UNIGRAN. “Temos essa parceria há muitos anos, para nós é um orgulho ver as crianças se divertindo, e a rua tomada por brincadeiras sadias”, observa a diretora. Diversão tinha para vários gostos. O carrinho de rolimã, brincadeira antiga e que poucas crianças conhecem estava presente no evento e despertou atenção dos pequenos que ainda não tinham visto. Sentadas na prancha de tábua, assegurada por rodas, elas eram empurradas pelos colegas, guiando o caminho a ser percorrido pelo guidão, movido pelos pés. Vôlei, futebol de rua, pula-pula e tênis de mesa foram às atividades mais disputadas, além do corte de cabelo. Cantinhos lúdicos instalados na calçada chamavam atenção das crianças pela colorida ilustração dos livros. Admirados pela magia que no foliar das páginas trazia figuras diferentes, as estórias ganhavam vida ao passo que os acadêmicos davam dicas sobre a importância da leitura. A ação faz parte do projeto “Circulando com alegria”, do ID_CURSO de Pedagogia. “Com os reID_CURSOs da brinquedoteca da UNIGRAN oferecemos inúmeras atividades lúdicas às crianças. A leitura é uma delas, que tem como objetivo ampliar o conhecimento”, comenta a acadêmica Miriam Cristina Oliveira. Durante a manhã do sábado a diversão e a prática de esportes consumiu energia das crianças, que ganharam lanche ao final do lazer. O projeto “UNIGRAN vai à comunidade” é realizado desde 1997 e atende em média 15 escolas por ano. (FV)