Estudantes de Nutrição debatem forma correta de manipular alimentos.

Em seminário, os alunos fizeram o treinamento fictício dos colegas da turma, como se fossem funcionários de uma empresa alimentícia.
Acadêmicos do 6º semestre do ID_CURSO de Nutrição da UNIGRAN estão aplicando na prática a teoria desenvolvida em sala de aula. Na disciplina de Administração em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), eles escolheram nove temas para serem pesquisados sobre a forma correta de manipulação de alimentos. Em seminário nesta sexta-feira, eles se dividiram em grupos para palestrar aos demais colegas do ID_CURSO, como se eles fossem os funcionários fictícios de uma empresa alimentícia, pelo qual estariam recebendo o treinamento da manipulação correta dos alimentos. Os alunos tiveram que se posicionar frente ao palco como se fossem nutricionistas formados. Com o tempo determinado, eles se dirigiam a platéia de forma a treiná-los sobre diversas situações que envolvem o alimento, desde o armazenamento, manuseio, manutenção e recuperação, além da higiene dos funcionários e do ambiente de trabalho. Segundo a professora Míriam Pereira Soares, o objetivo da aula é desenvolver o espírito de liderança dos alunos antes de iniciar o estágio supervisionado, realizado no 8º semestre. “É importante que os alunos saibam dominar a teoria e a prática antes de começar o estágio. Na aula eles demonstram o conhecimento, perdem a timidez de falar em público, e tem a oportunidade de trocar experiência com os demais colegas”, comenta a professora. Nas Unidades de Alimentação e Nutrição, o nutricionista é responsável por administrar, gerenciar e fiscalizar centros de produção de refeições em grande escala, indústrias de alimentos, cozinhas hospitalares, restaurantes e lanchonetes. Na aula, realizada na sexta-feira (22), as temáticas abordadas pelos alunos envolveram variáveis formas de manipulação dos alimentos nos diversos setores. Entre os assuntos destacados, foram abordadas as regras de armazenamento dos alimentos secos, congelados e cozidos. Cuidados com a temperatura do freezer, contaminação de alimentos e a higiene das ferramentas de trabalho e dos funcionários também foram debatidos. (FV)