UNIGRAN é parceria na ação social “OAB Cidadã”.

ID_CURSOs da área da saúde e Direito da UNIGRAN deram orientações à comunidade, muitas foram encaminhadas aos núcleos da Instituição.
Um dia de lazer, solidariedade e prestação de serviços a comunidade douradense. Centenas de pessoas prestigiaram no sábado a ação social “OAB Cidadã 2008”, evento realizado pela 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Dourados. Parceira do encontro, a UNIGRAN esteve presente com os ID_CURSOs da área da Saúde e Direito, dando orientações e dicas, encaminhando as pessoas aos Núcleos da Instituição. Vários estandes foram montados para alojar os parceiros da ação social. Realizado em frente à sede da OAB, no centro da cidade, várias prestações de serviços foram oferecidas gratuitamente à população. Participaram os ID_CURSOs de Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e Direito. Com início às 8h de sábado e estendido ao longo da tarde, crianças, jovens e adultos procuraram os atendimentos oferecidos pela UNIGRAN. Com exame de diabete, o ID_CURSO de Biomedicina diagnosticava na DATA_HORA se a pessoal tinha a doença. O trabalho em conjunto entre os ID_CURSOs fortalecia a prestação do serviço. Encontrada a doença, eram encaminhadas aos nutricionistas, que davam orientações sobre alimentação saudável. Por ter sido um atendimento corriqueiro, muitas pessoas eram orientadas a procurar os Núcleos da UNIGRAN para melhor serem avaliadas pelos profissionais. A doméstica Maria Aparecida da Silva, de 42 anos, realizou o teste completo na área da saúde. Com a equipe de enfermagem aferiu a pressão arterial, com a biomedicina fez exame de diabete, e com os nutricionistas mediu o Índice de Massa Corporal (IMC). Com tudo dentro da normalidade ela foi para a casa mais contente. “É muito bom ter os atendimentos realizados ao mesmo tempo. Para quem trabalha o dia inteiro fica difícil procurar os postos de saúde”, comentou. Ela aproveitou ainda para esclarecer dúvidas com os profissionais da área jurídica da UNIGRAN. A ação social foi oportunidade que atendeu a comunidade e serviu como experiência aos acadêmicos que participaram do evento, supervisionados pelos professores. As estudantes Marielly Alves Chaves e Ivoneide Vasconcelos, do ID_CURSO de Psicologia, aproveitaram para divulgar as atividades e projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Psicologia e orientar às pessoas sobre a importância e os cuidados com a saúde mental. Várias atividades foram realizadas com a comunidade, entre elas vacinação contra rubéola, hepatite e tétano. Apresentações culturais, emissão de carteira de trabalho, ID_CURSOs de culinária, corte de cabelo e palestras sobre educação de trânsito e exploração sexual contribuíram com a ação social. Esta é a segunda edição da OAB Cidadã, evento realizado em comemoração ao dia do advogado, 11 de agosto. A entidade esteve de plantão para fornecer informações jurídicas à população. (FV)