Projeto da UNIGRAN ajuda idosos na prevenção de quedas.

Estagiários de Fisioterapia deram orientações aos idosos sobre como evitar verdadeiras armadilhas que aparecem em casa e na rua.
Alunas de Fisioterapia da UNIGRAN realizaram nesta terça-feira atividades no Centro de Convivência do Idoso. A visita faz parte do estágio supervisionado de Atenção Primária à Saúde e objetiva prevenir quedas entre idosos. Cerca de 40 pessoas foram orientadas sobre a maneira correta de se abaixar, subir escadas e desviar de postes e buracos, exemplos de obstáculos presentes no dia-a-dia da população. As acadêmicas são formandas do ID_CURSO e, para a demonstração, elas montaram um circuito com exemplos desses obstáculos. A proposta foi demonstrar como ultrapassá-los, sem sofrer lesões. “O circuito é montado de uma forma que todos possam superar obstáculos, tem pedras, semáforo, casca de banana, piso irregular e escadas”, disse a aluna Newelen de Oliveira. Nas situações em que a queda é inevitável, as estagiárias indicaram algumas maneiras de se evitar danos maiores, como a proteção da cabeça com os braços. Newelen de Oliveira reforça que o projeto proporciona experiência. “Aprendemos pesquisando e também com eles [os idosos], e assim adequamos o projeto para que ele seja eficiente para todos”, disse. Segundo o Ministério da Saúde, chegam a 30 mil por ano as internações de idosos por fraturas causadas por quedas. Um aumento de 30% nos últimos cinco anos. Para a Sociedade Brasileira de Ortopedia, a prevenção é o que pode frear o aumento desses números. Dona Maria Lila Mattos dos Santos, que participou do circuito, acredita nessa afirmação. Ela reforça que o circuito montado pelas alunas da UNIGRAN a ajudou. “Gostei muito, a gente aprende as coisas, como se cuidar, como andar na rua, como cair, muito bom, muito legal”, disse a aposentada. Participaram das atividades as alunas Alessandra Rigo Pinheiro, Evelyse Thiê Ishy, Juliana Soares Gomes e Newelen de Oliveira, supervisionadas pela professora Juliana Cury. Neste ano, o projeto foi realizado também junto o Grupo da Terceira Idade do SESC-Dourados. (MC)