Educadores debatem formação docente no V Encontro Multidisciplinar de Educação.

Professora Cláudia Ollé disse que o evento terá em foco as atividades pedagógicas desenvolvidas pelo professor em sala de aula.
A UNIGRAN realiza, na próxima semana, o V Encontro Multidisciplinar da Educação, com o tema “Formação do professor reflexivo na sociedade contemporânea”. O encontro tem o objetivo de promover o ensino e a aprendizagem multidisciplinares, visando à reflexão coletiva dos educadores, como forma de analisar a metodologia de ensino. O evento acontece de 18 a 20 de agosto, com palestras e mini-ID_CURSOs. Direcionado aos profissionais e acadêmicos da licenciatura, as propostas do evento são facilitar a troca de informações entre os educadores e promover seminários e ID_CURSOs de atualização pedagógica. A diretora da Faculdade de Educação, professora Cláudia Ollé, comenta que a temática em discussão neste ano tem como objetivo propor ao professor refletir sobre as atividades pedagógicas aplicadas em sala de aula. A professora argumenta que os educadores formam cidadãos para vida social e profissional, devendo ser necessário avaliar as práticas de ensino desenvolvidas com os educandos, como forma de analisar as funções do professor perante o aluno. Os seminários e oficinas serão ministrados por professores das áreas de letras, matemática, artes visuais e pedagogia. A conferência de abertura, no dia 18, às 19h30, traz em debate o assunto “Resiliência, Interdisciplinaridade e Autoconhecimento na Formação do Professor”, que será proferido pela professora doutora Ana Maria Ramos Sanchez Varella, da PUC de São Paulo. No dia 19, das 8h30 às 11h30, ela ministra o workshop “Sala de aula: Encontro com diferentes linguagens”. Na mesma manhã, serão realizadas exposições de trabalhos com relato de experiência. À tarde, das 13h30 às 17h30, ocorrem os mini-ID_CURSOs e, às 19h30, a palestra “Formação do professor reflexivo nos ID_CURSOs de literatura”, proferida pela professora doutora Alda Osório, da UFMS. No dia 20, às 8h30, o seminário “Leitores para sempre” será coordenado pela professora doutora Terezinha Bazé de Lima, pró-reitora de ensino e extensão da UNIGRAN, com a participação de alunos da pós-graduação. No período da tarde, das 13h30 às 17h30, prosseguem os mini-ID_CURSOs. A última atração do encontro será realizada em forma de mesa-redonda, às 19h30, com o tema “Ação, reflexão: O professor na sociedade contemporânea”, com as professoras Terezinha Bazé, mediadora da mesa, Maria Helena Bittar, da UFMS, Maria Alice de Miranda, da UFGD e Nilva Heimbach, da UEMS. As inscrições para o V Encontro Multidisciplinar da educação podem ser feitas no bloco III da UNIGRAN, na sala da secretaria da Faculdade de Educação, nos horários das 13h30 às 17h e das 19h30 às 22h. O investimento é de R$ 25,00 aos alunos da UNIGRAN e R$ 30,00 para os acadêmicos de outras faculdades e profissionais da área. Mais informações sobre os mini-ID_CURSOs e o evento podem ser obtidos pelo telefone 3411-4171. (FV)