Índio graduado na UNIGRAN deve concluir em março mestrado na UFPA.

Almires Machado e prof. Vladson Cardoso visitaram a reitora Rosa De Déa, para dar notícias das conquistas e divulgar o mestrado em Dourados.
O terena Almires Machado, bacharel em Direito, deverá ser o primeiro índio graduado na UNIGRAN a concluir um mestrado. Formado na turma de 2004, Almires iniciou no ano passado o Mestrado em Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA), que é oferecido com concentração em Direitos Humanos, e está agora na fase de preparação da dissertação final do ID_CURSO. Seu trabalho envolve pesquisas de campo, refinamento teórico e temas ainda controversos na área do jurídica. Do direito indigenista ao direito indígena é o tema sobre o qual desenvolve as pesquisas. Almires disse que vislumbra essa temática desde a graduação. Ela implica no reconhecimento das culturas e do modo de viver das tribos brasileiras, cujos direitos são chamados de coletivos que cada povo desenvolveu para si, de acordo com sua história. Por essa e outras razões, quase sempre uma questão indígena provoca controvérsia no mundo jurídico formal, dado que a legislação leva em conta a tradição do direito, e não a tradição dos índios. “O direito indígena é um direito coletivo, e o juiz não consegue ver o direito coletivo”, diz o ex-acadêmico da UNIGRAN, que hoje tem como colegas de turma juizes, promotores, pedagogos e outros profissionais com quem debate. “Quando se chega em uma discussão, e se argumenta que cada povo criou o seu direito de acordo com a sua cosmologia e que o viés antropológico ainda passa muito longo dos ID_CURSOs de Direito, aí, então, o jurista acaba perdendo seu ponto de referência; é difícil para ele aceitar esse mundo (indígena), tendo que relativar ou tendo que universalizar os direitos”, comentou. Segundo Almires, o mestrado possibilita enxergar de um plano mais elevado as questões indígenas, e o trabalho dele será baseado nas questões da Reserva de Dourados, onde seu criou. Seu prazo para entregar a dissertação na Coordenação do ID_CURSO é dezembro, e a defesa pública está prevista para março de 2009. CONVITE – Almires Machado e o professor do ID_CURSO Vladson Cardoso estão divulgando e incentivando os indígenas da região, graduados em qualquer área, a se candidatarem a uma das vagas reservadas aos índios, no Mestrado em Direito da UFPA. Eles se dispõem a orientar na documentação e preparação do pré-projeto de pesquisa, que devem ser apresentados à direção do mestrado. O e-mail para contato é teguara@yahoo.com.br. O site respectivo é www.ufpa.br/ppgd. O edital de abertura de vagas será publicado ainda neste mês. (JR)