Serviço Social da UNIGRAN é destaque nacional no Enade.

Alunos de Serviço Social comemoram resultados da dedicação ao ID_CURSO que se iguala aos melhores do país.
O Enade (Exame Nacional de ID_CURSOs) avaliou 235 ID_CURSOs de Serviço Social de instituições de ensino públicas e privadas brasileiras, e a UNIGRAN ficou entre as melhores do país. Nenhuma das 191 IES privadas obteve conceito maior do que o ID_CURSO de UNIGRAN, e a Instituição douradense ainda recebeu nota igual ou superior a 43 dos 44 ID_CURSOs públicos de Serviço Social, no conceito preliminar de ID_CURSO (CPC). Na escala que vai até 5, a UNIGRAN recebeu 4 em todos os itens avaliados no ID_CURSO de Serviço Social, conforme resultado da avaliação publicado na quarta-feira (6), pelo Ministério da Educação. A notícia premia os alunos da UNIGRAN, que fizeram o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), em 2007, conscientes da importância da prova. “Certeza (da nota) nós não tínhamos, mas otimistas estávamos, porque a gente percebe que, de fato, a turma está se colocando à disposição para o aprendizado e fica feliz em saber da repercussão nacional desse resultado”, disse o acadêmico Ronel Dias Pereira, que já atua na área, em assentamentos rurais. “A avaliação reflete o aprendizado que a gente adquiriu, e a Instituição está nos oferecendo um ID_CURSO que tem realmente qualificação para estarmos competindo a nível de Brasil”, falou a acadêmica Dorca Soares de Lima Brito, ressaltando que o gosto pela profissão de assistente social é uma motivação a mais para ela. A observação mostra o perfil do acadêmico de Serviço Social da UNIGRAN, como revela a coordenadora do ID_CURSO, Edna Ferreira da Silva Strujak. “Nós temos formados atuando em vários municípios e estou sempre em contato, eles me ligam, e aonde vão carregam os nomes dos professores e da UNIGRAN, eles falam mesmo que amam o ID_CURSO e são apaixonados por Serviço Social”, disse a professora. A formação do assistente social é baseada no estudo de política, administração, direito, filosofia e psicologia, por exemplo. Como muitos alunos já atuam na área, os conhecimentos são logo utilizados na prática, aumentando a importância dos orientadores na vida do aluno. “Nossos professores contribuíram muito e foi um resultado de equipe, nós temos um currículo riquíssimo, e professores que motivaram os alunos lerem jornais, revistas, provas de conID_CURSOs e o resultado foi muito gratificante; parabéns aos ex-alunos, parabéns aos alunos”, disse a coordenadora. Na avaliação dos ID_CURSOs de graduação, entram na conta, as notas do Enade de alunos ingressantes e concluintes, a avaliação da estrutura de ensino e qualificação do corpo docente, que resultam no Conceito Preliminar de ID_CURSO (CPC). A avaliação faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Dos 235 ID_CURSOs de Serviço Social em funcionamento no Brasil, apenas o da UFMT obteve nota 5 nos três itens da avaliação. Entre as universidades privadas, somente duas receberam 5 em um dos itens, mas tiveram as médias reduzidas por inferiores em outros itens. Sessenta e cinco alunos de Serviço Social da UNIGRAN prestaram o Enade 2007. (JR)