Erro na publicação do Enade do ID_CURSO de Agronomia

No primeiro ano do ID_CURSO, não havia concluintes, como registrado, por isso, a informação será corrigida para SC – sem conceito.
Os resultados do ENADE 2007 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que foram divulgados nesta quarta-feira (6), contêm um sério erro na avaliação dos alunos de Agronomia da UNIGRAN. Conforme o sistema de avaliação adotado, o ENADE considera as notas de alunos ingressantes e alunos concluintes de cada ID_CURSO avaliado, mas o ID_CURSO de Agronomia da UNIGRAN, implantado em 2007, ainda não tem concluintes, apenas os ingressantes fizeram o exame. Dessa forma, a nota que deve constar é SC (sem conceito). Por um lapso de inscrição de alunos no sistema do INEP, vários alunos ingressantes foram registrados como concluintes, falseando a nota informada. O erro fica mais evidente ao se comparar com as informações relativas ao ID_CURSO de Odontologia da Instituição, que também iniciou no ano passado e, portanto, não tem concluintes, mas aparece corretamente com a notação “SC” no relatório do INEP. Nos dois casos, somente os alunos de primeiro ano fizeram o exame em 2007, sendo que as avaliações dos dois ID_CURSOs se completarão nos próximos exames da área, e quando tiverem concluintes, somados a outros itens da avaliação, além das provas. Essa falha já havia sido identificada pela UNIGRAN e, em novembro do ano passado, a Instituição alertou o INEP em ofícios remetidos à Presidência do órgão, em 29 de novembro, e reenviados para sua Diretoria de Estatísticas e Avaliação do Ensino, com cópia para a Coordenação Geral de Exame, em 8 de dezembro, quando a reitoria Rosa De Déa pediu providências, no sentido de corrigirem os lapsos ocorridos no registro do alunos. Em resposta, no dia 7 de janeiro deste ano, o ex-diretor de Estatísticas e Avaliação, Dilvo Ristoff, assim determinou: “Os resultados deste ID_CURSO, notas, conceito e IDD, não devem ser tornados públicos, tendo em vista o erro de inscrição dos alunos. O ID_CURSO deverá ficar com conceito “SC” e IDD “SC”, o mesmo dever ser aplicado aos casos idênticos”. Diante do não cumprimento do estabelecido pelo INEP, a reitora da UNIGRAN, que esteve em Brasília nesta semana, reivindicou ao Instituto correção dos registros e da divulgação. “O descumprimento ao definido pelo órgão competente cria um desgaste da UNIGRAN perante a sua comunidade, que solicita providências, a fim de se corrigir o erro na divulgação, pois fica uma situação ilógica e injusta atribuir conceitos de concluintes se o ID_CURSO ainda não tem concluintes, já que 2007, ano que foi aplicado o exame, foi o primeiro ano de funcionamento do ID_CURSO”, disse a professora. Quarenta e cinco alunos ingressantes no ID_CURSO de Agronomia da UNIGRAN prestaram o ENADE 2007. (JR)