UNIGRAN sedia Simpósio de Radiologia Torácica.

Evento organizado pelo Hospital Evangélico, Cerdil e UNIGRAN trata de novas tecnologias, técnicas e do diagnóstico clínico de doenças do tórax.
A UNIGRAN sedia de 7 a 9 de agosto, o I Simpósio de Radiologia Torácica de Dourados. A promoção é do Hospital Evangélico e Cerdil Diagnósticos Avançados, em parceria com o ID_CURSO de Fisioterapia da UNIGRAN. A abertura solene será realizada às 18h30 de quinta-feira. Direcionado aos profissionais e estudantes da área da saúde, vários temas estarão em debate. Os palestrantes convidados são os médicos radiologistas Mauro Esteves, do Hospital Pró-Cardíaco, do Rio de Janeiro, e Luiz Dutra, coordenador do evento e professor da UNIGRAN, assim como o fisioterapeuta Israel dos Santos, docente no ID_CURSO de Fisioterapia. Na programação do primeiro dia, o médico Mauro Esteves aborda três assuntos: as “Alterações Radiológicas Fundamentais do Tórax”, “Radiologia Digital” e “Nódulo Pulmonar”. Na mesma noite, Israel dos Santos vai explanar sobre “Avaliação Radiológica na Insuficiência Respiratória”. No dia 8, às 19h30, o assunto em debate será o PACS para radiologia, um sistema de administração em rede de imagens digitais, que será tratado por Luiz Dutra. Na seqüência, o convidado do Hospital Pró-Cardíaco fala sobre o “Estadiamento do Câncer de Pulmão” e suspeita clínica de Tromboembolismo Pulmonar (TEP). Na mesma noite, o professor Israel dos Santos tratará da “Avaliação dos benefícios da Fisioterapia nos pacientes através dos métodos de imagem”. No sábado, a partir das 8h30, os palestrantes discutem sobre “Doenças emergenciais da Aorta”, “Aplicação dos métodos de imagem para a monitorização do sistema respiratório no paciente com Sara”, “A imagem nos pacientes da UTI” e “A imagem no trauma torácico”. O coordenador do Simpósio, Luiz Dutra, disse que o objetivo é tornar o evento modelo de ensino continuado, e de aprendizado aos estudantes e atualização aos profissionais. A idéia, segundo ele, é promover o Simpósio de Radiologia a cada quatro meses, com temas diferentes. O próximo encontro deverá tratar sobre Radiologia Neurológica. As inscrições podem ser feitas no bloco II da UNIGRAN, ou na Nobre Real Produções de Eventos, na Rua Ciro Melo, 2185. O investimento para estudantes é de R$ 20,00, para os profissionais, R$ 40,00. Será emitido certificado de participação. Mais informações pelo e-mail nobrereal@yahoo.com.br ou pelos telefones 3422-3065 e 9963-3065. (FV-JR)