MEC reconhece ID_CURSO da UNIGRAN de Tecnologia em Agronomia/Produção Agrícola.

Aula de campo na Fazenda Experimental da UNIGRAN - ID_CURSO pioneiro em todo o Brasil desponta como modelo para outras regiões.
Por intermédio da Portaria 332, assinada pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, o Ministério da Educação reconheceu neste mês o ID_CURSO superior de Tecnologia em Agronomia da UNIGRAN. A portaria, publicada no Diário Oficial da União, do dia 10, sanciona também a mudança de denominação do ID_CURSO para Tecnologia em Produção Agrícola, a partir da turma de 2008. O reconhecimento foi conquistado com excelentes notas, durante o processo de avaliação do ID_CURSO, e a alteração da nomenclatura visa somente adequar o nome às atuais classificações do MEC, no eixo tecnológico dos ReID_CURSOs Naturais e ao Catálogo Nacional dos ID_CURSOs Superiores de Tecnologia. As turmas de 2005, 2006 e 2007 receberão diploma com a primeira designação. Quanto à formação, o ID_CURSO mantém as diretrizes de graduar profissionais com sólida formação teórica e prática, e contribuir com o desenvolvimento de um dos segmentos mais importantes para o Estado e para o país. “A formação do ID_CURSO não altera nada, porque as mesmas competências do tecnólogo em Agronomia é a do tecnólogo em Produção Agrícola”, explicou a professora doutora Karlla Barbosa Godoy. A coordenadora do ID_CURSO e todos os professores receberam a notícia do MEC como uma motivação ainda maior. Isso porque, praticamente todos os profissionais graduados na primeira turma, cerca de 160 tecnólogos, estão empregados e crescendo profissionalmente. E a demanda não pára de crescer. Por isso, para Karlla Godoy, o reconhecimento oficial vem coroar o respeito que o ID_CURSO conquistou junto à sociedade e aos profissionais de áreas correlatas. “O reconhecimento (do MEC) é uma garantia maior para o aluno, mas a absorção dos nossos profissionais mostra que o reconhecimento das empresas é muito grande”, disse a coordenadora. Segundo a reitora da UNIGRAN, Rosa Maria D’Amato De Déa, o ID_CURSO atende às propostas e necessidades de formação tecnológica no país, representando uma conquista da Instituição para a região da Grande Dourados. Ela observa que o ID_CURSO é uma nova iniciativa pioneira da UNIGRAN, na direção do desenvolvimento regional, e deve se tornar modelo nacional. “O ID_CURSO é o único do país, e por ser o primeiro no Brasil está reconhecido em caráter experimental, mas certamente servirá de exemplo para muitas outras instituições localizadas em regiões onde a economia é centrada na agricultura e na agroindústria, como em Dourados”, disse a reitora. Rosa De Déa destaca que o ID_CURSO respeita a vocação e as necessidades da região, proporcionando o desenvolvimento de tecnologias primordiais para a economia nacional, e oportuniza ao aluno melhores chances de trabalho e a sua integração ao mundo profissional o quanto antes, por ser oferecido em três anos. O ID_CURSO de Tecnologia em Produção Agrícola da UNIGRAN é oferecido à noite e atividades práticas e aulas de campo aos sábados, regularmente. O ID_CURSO iniciou em 2005 e tem hoje três turmas em formação. A maior parte dos alunos trabalha em empresas rurais – fazendas, cooperativas, escritórios de planejamento agrícola e distribuidores de insumos. (JR)