Prova de conhecimento cultural revela criatividade dos alunos do Anglo.

Olimpíadas da Escola tiveram como prova a ambientação cultural das salas de aula, relativamente aos cinco países representados no evento.
Mostrar as habilidades e conhecimentos do respectivo país que representou na XIV olimpíadas esportiva, social e cultural da Escola Decisivo Anglo. Foi assim que aconteceu a etapa da prova cultural, com as cinco equipes que homenageou os países de cada continente que mais ganhou medalha na tradição dos jogos olímpicos: Estados Unidos, África do Sul, Austrália, Rússia e China, este último representando a Eurásia, como também o país-sede dos jogos olímpicos 2008. A prova cultural culminou o encerramento da competição escolar juntamente com a pesagem dos donativos de alimentos, roupas e calçados. No teste, cada equipe decorou a sala de aula com a característica do respectivo país, sobretudo com a mostra de alimentos e bebidas típicas, oferecidas ao corpo de jurado, durante avaliação. A equipe dos Estados Unidos buscou nos astros de Wollyood e na Broadway a inspiração para representar o país. Discos de vinil espalhados por toda a sala, com histórias de famosos a partir dos anos 60, até a culminação do CD, nos anos 90, e a chegada da pirataria, foi um dos principais destaques da mostra. A presença a caráter de alunos trajados de Elvis Presley, Marilyn Monroe e de Estátua da Liberdade ilustraram o ambiente. A tecnologia digital, o futebol americano e as praias paradisíacas do Hawai também foram lembradas. Na culinária não faltou cachorro-quente e hamburguer. Ovos mexidos com bacon, panqueca e torrada eram servidos em forma de café da manhã. A bebida foi a tradicional coca-cola. A turma da Austrália trouxe no hall de entrada da mostra a beleza das praias, desertos, florestas e as cidades, nas badaladas casas noturnas. A influência da imigração americana e inglesa foi contada em forma de painéis, como também o monumento da Opera House e o Uluru, conhecido como Ayres Rock, pedra de grande dimensão formada por um só bloco de rocha, uma das principais atrações turísticas. Na história, os alunos retrataram os primeiros habitantes do país, os aborígenes, que hoje representa 1% da população. Os pratos típicos apresentados foram o pastel de carne australiano e o fish and chips (peixe acompanhado de batata frita). Já a equipe da África do Sul apresentou os dois lados do país, a riqueza, privilégio de poucos, e a pobreza, que assola grande parte dos habitantes, em específico das cidades do interior. O lado rústico do país teve destaque com a apresentação de alunos em caráter de trabalhadores de usinas de mineração, como também de moradores da caverna. Na cozinha, os quitutes sul-africano ofereceu aos jurados o bobotie, arroz amarelo com uvas passas, vinho e a amarula, bebida original da África do Sul. Os representantes da Rússia mostraram as características das casas de verão, conhecida como dacha. Com estampas em cores quentes, os alunos modelaram a estrutura de uma casa com vestes de pano e, no seu interior, confortáveis estofas eram espalhadas pelo chão. Os ex-presidentes do país ganharam vida em retratos desenhados à mão pelos alunos. Na cozinha, o famoso charuto russo (enrolado de arroz, carne moída e legumes) teve destaque, contudo, acompanhado de estrogonofe e bebidas tradicionais como o licor cherry brandy. A equipe representante do país sede das olimpíadas 2008, China, decorou a sala com muito dourado e vermelho, além de velas espalhadas em todo o ambiente, como forma de substituir as luminárias. O calendário chinês e a potência do mercado industrial, sobretudo da produção de artigos eletro-eletrônicos tiveram destaque. Para recepcionar os jurados, mesa foi formada ao chão, no estilo oriental, com a oferenda do chá verde, seguido de pratos como o frango xadrez, yakisoba, arroz à moda chinesa e pãozinho chinês. Ao tempo que cada equipe apresentava as características, hábitos e um pouco da tradição de cada país, os jurados anotavam a desenvoltura e o conhecimento explanado de cada integrante. O trabalho cultural consistiu em semanas de pesquisas. Os pratos foram feito com auxílio de padrinhos. VENCEDORES A classificação das equipes nas olimpíadas Anglo-2008 foi realizada por meio da soma da pontuação nas provas esportiva, social e cultural. A modalidade esportiva contava com o handebol, basquete, vôlei, futsal, futebol suíço, cabo de guerra, judô, tênis de mesa, xadrez e natação. A social com a arrecadação de alimentos, roupas e calçados e a cultural com a apresentação de conhecimento do respectivo país. Em primeiro colocado ficou a equipe da Austrália (turma do 3º R), em segundo a Rússia (2º A, 1º D e 1º C), em terceiro, a China (1ºA, 1º E e 2º B), em quarto, os Estados Unidos (3º L), e em último, a África do Sul (1ºB, 2ºC e 2ºD). (FV)