Olimpíadas do Anglo arrecadam 15 toneladas de donativos.

Doação de alimentos, que alcançou 13 toneladas, e de roupas, 2 t., é uma das provas principais do evento que envolve todos os alunos da escola.
Foram nove dias de competição entre cinco equipes em várias modalidades durante a XIV Olimpíadas cultural, esportivo e social da Escola Decisivo Anglo. A atenção se voltou para a última quinta-feira (3), quando foi realizada a prova final com a soma da pontuação de cada equipe, sobretudo, com a pesagem dos donativos (alimentos, roupas e calçados) arrecadados pelos alunos. Foram angariadas 15 toneladas. A expectativa da arrecadação, em específico dos alimentos (13 toneladas), roupas e calçados (2 toneladas) foi superada e atingiu o desafio proposto pelo diretor da Escola, Wilson Akira Tanizaki, quando em seu pronunciamento na abertura das olimpíadas, em 25 de junho, disse que iriam bater novo recorde. No ano passado, foram arrecadadas 11 toneladas. Os donativos foram entregues a 24 entidades de Dourados, entre elas a Apae, Sociedade Pestalozzi, Lar do Idoso, Lares Ebenézer e Santa Rita, e igrejas católicas e evangélicas, para distribuir à comunidade carente. A arrecadação contempla a competição social, que teve início em abril, quando foi lançada as olimpíadas, dando a largada para angariar os donativos. Inês Amaral, coordenadora pedagógica, conta que cada equipe adotou estratégia e criatividade diferente para arrecadar os alimentos. Venda de rifas e pedir doações no comércio, casa de amigos e parentes foram algumas das iniciativas. “Os alunos fizeram tudo sozinho. Eles sabiam que o objetivo principal das olimpíadas era atender à comunidade”, conta a coordenadora. Ganhar ou perder nas atividades esportivas em quadra não era a principal expectativa dos alunos. A prova social, proposta pela Escola Anglo, é aplicada como fator de responsabilidade social, assunto debatido entre professores e alunos. Inês Amaral explica que a educação não se faz apenas em sala de aula, e as olimpíadas é um momento que além de interagir os estudantes no trabalho em equipe, desperta a humanização e a solidariedade em ajudar quem precisa. A Rede Feminina de Combate ao Câncer foi uma das entidades beneficiadas. Casa de apoio que atende pessoas de Dourados e 38 municípios da região, com estadia e alimentação, a doação veio em momento oportuno, diz a enfermeira responsável pela Rede, Sauvina Cardoso. Ela conta que a entidade sempre é acolhida pela Escola Anglo e UNIGRAN. “Só temos a agradecer o apoio, é uma ajuda que beneficia muitas pessoas”, comenta. Os alimentos foram embalados em forma de cesta básica e distribuídos de acordo com as necessidades de cada entidade. As roupas e calçados foram entregues às instituições que possuem equipe de Vicentinos, grupo de apoio que trabalha com pessoas carentes. (FV)