Aulas em laboratório despertam em alunos da rede pública interesse por biologia e química.

Neste sábado, ID_CURSO de Biologia deu seqüência ao projeto de extensão e estágio que abre laboratórios da UNIGRAN para escolas públicas.
Oferecer aula prática aos alunos da rede pública de ensino. A teoria, eles aprendem em sala de aula, na prática, os laboratórios de anatomia humana e multidisciplinar da UNIGRAN se tornam referência de pesquisa para desenvolver atividades conhecidas apenas nos livros didáticos. Hoje de manhã, o ID_CURSO de Ciências Biológicas encerrou a primeira etapa do projeto de extensão “Praticando biologia com a comunidade” com a participação de alunos do 8º e 9º ano da escola Castro Alves. O projeto é realizado pela professora Giani Lopes Missirian, com a colaboração de 18 acadêmicos-monitores e professores do ID_CURSO de Ciências Biológicas. Em atividade há três anos, com alunos das escolas públicas de Dourados e região, os resultados têm revelado sucesso, principalmente, aos estudantes que têm dificuldade com a disciplina de química. Márcia Schneider é professora de Ciências da Escola Castro Alves. Desde o início do projeto, traz os alunos aos laboratórios da UNIGRAN. Ela conta que, em sala de aula, pouco se pode oferecer por meio do livro didático. “Ficamos presos na teoria, o que torna a aula desmotivada. Aqui [no laboratório] eles têm a oportunidade de desenvolver experiências e aproveitar para tirar dúvidas com os monitores”. Depois de trabalhar a teoria sobre ácidos, bases e destilação, nas aulas de química, Márcia Schneider levou os alunos para conhecer na prática como funciona cada sistema. “Aqui é legal, podemos manipular os objetos, trabalhar com experiência. É uma realidade diferente da escola”, conta o estudante do 9º ano, Mauro Vieira, que teve a primeira aula no laboratório. Quando os alunos retornam à escola, a realidade passa a ser diferente. Schneider conta que as práticas de laboratório estão deixando os alunos mais motivados e participativos em sala de aula. “Depois de conhecerem os laboratórios, eles passaram a prestar mais atenção às aulas e a se interessarem por Bioquímica, Biologia e Medicina. A UNIGRAN está de parabéns, é a única universidade que dá todo o apoio à comunidade, principalmente, às escolas públicas, que são carentes de materiais”, agradeceu. Segundo a professora de estágio supervisionado, Giani Missirian, o projeto oferece apoio para a realização de aulas práticas, auxiliando professores das áreas de Ciências, no caso do Ensino Fundamental, e de Biologia e Química, que são disciplinas do Ensino Médio. A proposta é reduzir a distância que existe no ensino público, principalmente, entre a teoria e a prática, devido à carência de laboratórios de ciências na maioria das escolas. “O professor nos dá o assunto que ele quer trabalhar, na prática, a gente prepara a aula conforme as necessidades do professor”, explica Giani. No primeiro semestre de 2008, foram realizadas aulas práticas com 12 turmas, das Escolas Castro Alves e Lóide Bonfim Andrade. Os professores interessados no projeto “Praticando Biologia na Comunidade” podem entrar em contato com a Coordenação do ID_CURSO de Ciências Biológicas da UNIGRAN, telefone 3411-4140 ou por e-mail vanderlei@unigran.br / gianimissirian@unigran.br. (FV)