Anglo abre olimpíada estudantil homenageando Jogos de Pequim-2008.

Carreata do Anglo percorreu principais ruas de Dourados e abriu evento cultural da escola, que acontece nesta semana no Ginásio da UNIGRAN.
Os Jogos Olímpicos China-2008, em Pequim, são temas do XIV evento cultural, esportivo e social da Escola Decisivo-Anglo. A abertura da festa, nesta quarta-feira, iniciou com a carreata das delegações em cinco caminhões pelas principais ruas de Dourados, para anunciar a gincana, que vai até o dia 2 de julho. Embalados pelo espírito esportivo, alunos e professores percorreram as ruas defendendo as delegações, divididas em cinco equipes representadas por países que formam bloco dos cinco continentes que mais ganharam medalha na história dos jogos olímpicos: China (Eurásia), Estados Unidos (Americano), Austrália (Oceania), África do Sul (África) e Rússia (Ásia). Em ritmo de festa, a abertura do evento contou com a apresentação das delegações no ginásio de esportes da UNIGRAN. A exemplo das grandes competições nacionais e internacionais, teve também o juramento dos atletas e o acendimento da pira olímpica, feita pela equipe de futsal feminina do Anglo, campeã em 2007 da Copa da Juventude Municipal e Estadual e 4º colocado no campeonato brasileiro. O evento combina exercício da solidariedade, com a arrecadação de donativos para entidades assistenciais, pesquisa sobre culturas e a integração dos alunos por meio dos jogos. A parte esportiva da gincana “Anglo na China-2008” iniciou com a disputa de futebol suíço entre professores e estudantes, cabo de guerra misto, judô e tênis de mesa. Mais do que interagir os alunos, as atividades são também além de esportivas passam a ser lúdicas. Cada equipe terá que mostrar ao corpo de jurado, durante a semana, conhecimentos gerais sobre o país que estão representando. Nas salas de aula terão que decorar o ambiente com a característica cultural de cada nação e montar painel histórico-geográfico. Wilson Akira Tanizaki, diretor da Escola Anglo, ressalta a participação social dos alunos durante as olimpíadas. Ele lembrou, durante o disID_CURSO de abertura dos jogos, que a cada ano o recorde de arrecadação de donativos vem sendo superado. Em 2006 foram 8 toneladas em alimentos e roupas e, no ano passado, 11 toneladas. “Este ano queremos bater o recorde e mostrar o quanto a Escola Decisivo Anglo é destaque na qualidade de ensino, nos esportes e na humanização”, apontou. Até o dia 2 de julho acontecem os jogos, brincadeiras, comidas típicas e as provas de conhecimento, como o “enigma da pirâmide” e o “debate das tortas”. O evento termina com a pesagem dos agasalhos e alimentos arrecadados, e com a mostra de culturas dos países. (FV)