Amigo do Índio e UNIGRAN levam alegria a crianças índias.

Atividades recreativas foram realizadas em várias modalidades com as crianças e jovens no NAM da aldeia Jaguapiru, no sábado (21).
A parceria entre o Amigo do Índio e UNIGRAN vem garantindo momentos de alegria e lazer a crianças das aldeias Jaguapiru e Bororó de Dourados. O sábado (21) foi um dia de festa. Pula-pula, ginástica olímpica, futebol, pinturas foram algumas das atividades desenvolvidas pelos acadêmicos de Educação Física e Matemática no Núcleo de Atividades Múltiplas (NAM) da UNIGRAN, na aldeia Jaguapiru. Enquanto os alunos preparavam as brincadeiras, crianças vinham chegando da redondeza. As que moravam em áreas distantes, o ônibus da UNIGRAN foi buscá-las em vários pontos das aldeias. Mas o lazer não foi direcionado apenas aos pequenos. Jovens eram atraídos pela música que ecoava no pátio do NAM e logo chegavam para conferir a festa. Em equipe mista de futebol, se divertiam com os acadêmicos. Maria Tereza Silva levou os dois netos, de 5 e 8 anos, para participar das brincadeiras. O NAM é o único centro de referência em lazer da comunidade indígena e quando abre as portas famílias vem de longe passar a tarde para ver as crianças se divertir e colocar a conversa em dia. “É muito bom, os pequenos se divertem com segurança e eles gostam porque essas brincadeiras oferecidas pelos alunos só tem aqui”. Mais do que um projeto de extensão, a recompensa que os estudantes têm dos finais de semana que passam na aldeia vêm do sorriso das crianças que no final da festa agradecem a “caravana da alegria”. “Participar das atividades aqui no NAM é muito importante. Sabemos que as crianças carecem de atividades de lazer e o contato que temos com elas é receptivo porque vemos a felicidade estampada em cada rosto”, comenta a acadêmica Silvia Renata, que foi monitora no pula-pula. Depois de gastar energias com as brincadeiras, a equipe do Amigo do Índio preparou sanduíches a criançada. As atividades recreativas foram coordenadas pela professora Zélia Milani Parizotto. (FV)