Empresária adota imagem visual criada por estudantes de Publicidade da UNIGRAN.

Shirlei Duarte (esq.) se diz satisfeita com peças publicitárias. Professor Guilherme (à dir.), e acadêmicos comemoram o resultado do trabalho.
Estimular a criatividade e a responsabilidade profissional dos estudantes no primeiro ano da faculdade. Acadêmicos do 1º ano de Publicidade e Marketing da UNIGRAN desenvolveram campanha publicitária para criar a identidade visual de uma empresa douradense. Os resultados foram surpreendentes. Além de agradar a cliente, as peças da campanha já estão sendo veiculadas. Na disciplina de “Criatividade Publicitária”, os alunos estudam o histórico das teorias da criatividade para aplicar ao processo da construção de peças. O professor, Guilherme Rodrigues Vieira, comenta que as temáticas aplicadas em sala de aula consistem em ampla discussão com os alunos. “A teoria é importante, mas o objetivo é estimular a desenvolver a prática. A procura por profissionais qualificados nessa área é grande e estamos preparando os acadêmicos para responder as necessidades do mercado. Prova disso são os resultados das peças que são de alto padrão”. O trabalho foi realizado em divisões de agências de publicidade, onde os alunos formaram grupos para criar 13 peças de identidade visual a uma firma do ramo de locação de veículos. Há 6 anos no mercado, o estabelecimento não tinha identidade visual uniforme: logoID_TIPO, símbolo, cores e ID_TIPOlogia-padrão. A proprietária da empresa “Transamérica Locadora de Veículos”, Shirlei Duarte Lopes, que também é acadêmica do ID_CURSO, possuía apenas um cartão de visitas. O professor, ao propor aos alunos o trabalho prático de criar ou aperfeiçoar identidade visual de pequenas empresas, levantou discussão em trabalhar com a imagem do estabelecimento da colega de sala de aula. Rapidamente iniciou a competição empreendedora entre os alunos. Depois de aprofundarem os estudos nos conceitos de identidade visual, a competição entre os grupos partiu para o laboratório. Em frente às máquinas, a criatividade de cada membro mostrava as aptidões com a área: mídia, planejamento, atendimento, arte, criação e produção. O objetivo de cada agência era criar o trabalho mais interessante. Eles tiveram três semanas para desenvolver as peças, dentre elas, banner, outdoor, folder, cartão de visita, site e criar propaganda para veicular no jornal e rádio. “A partir do momento que passou a ser real, onde tivemos que defender a nossa agência, o trabalho se tornou estimulante, porque não era apenas uma atividade de sala de aula e sim criar peças que seriam veiculadas fora dos muros da faculdade”, comenta o acadêmico Pedro Miguel de Carvalho (na foto, ele veste boné). O grupo dele teve uma das peças escolhidas pela empresária. Com a arte final, cada grupo apresentou o projeto em sala de aula e defendeu os conceitos de escolha de cores, logomarca e a criação da identidade visual. A proposta do trabalho não exigia da cliente aceitar as idéias apresentadas pelos alunos, mas os projetos foram tão criativos e interessantes, que ela escolheu diferentes peças em vários grupos. A equipe da acadêmica Aruana de Souza Silva (ao centro, na foto) foi a que teve maior número de peças selecionadas, total de quatro. Entre as principais, foram eles que melhor argumentaram à empresária a definição e escolha das cores para representar a empresa: azul e amarelo. Até o momento já foram veiculados as peças de imã para geladeira, outdoor, folder, além do site da empresa, que está em fase de construção. (FV)