Grupo de pesquisa da UNIGRAN inicia fase 2 do estudo da fala do douradense.

Em parceria com o CNPq, o Gellgran está pesquisando variáveis sociais e lingüísticas na fala do homem douradense.
O Grupo de Estudos Lingüísticos e Literários da UNIGRAN (Gellgran) se reuniu no sábado, 14, para discutir as variáveis lingüísticas que serão observadas na pesquisa da fala do homem na região da Grande Dourados. Esse projeto de pesquisa é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na reunião, o Grupo iniciou a codificação das variáveis lingüísticas e sociais já encontradas. O Gellgran é coordenado pela professora doutora Nara Sgarbi. Nesse projeto do grupo trabalham 14 pesquisadores, que já fizeram as entrevistas e transcreveram as falas encontradas. “O grupo já trouxe algumas transcrições feitas para serem discutidas e dará início à realização da segunda etapa da pesquisa, que é o trabalho de identificação das concordâncias e não concordâncias verbais nos excertos das falas”, disse a professora Nara. Na reunião a professora Nara também comunicou a ida de três integrantes do grupo de estudos à 11ª Jornada Regional e 1ª Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários que ocorrerá na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOSTE), entre os dias 18 e 21 desse mês. As alunas Meire Moraes da Silva, Micheli Moraes Mazzini e Rosiléia Ferreira da Rocha Fraga apresentarão uma comunicação intitulada “A variação da concordância verbal presente na fala do homem douradense”. Em novembro, o grupo deve apresentar o projeto do Gellgran para o Grupo de Estudos Lingüísticos da Região Centro-Oeste – Gelco – que acontece em Cuiabá. (MC)