Jovens da melhor idade se divertem no arraial de Fisioterapia.

Pacientes atendidos em projeto da Clínica da Fisioterapia da UNIGRAN mostraram sua vitalidade na festa caipira de ontem, no ginásio da Instituição.
O programa curricular de atividades fisioterápicas, que é elaborado para o Grupo da Melhor Idade e faz parte do estágio curricular na Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN, foi concluído neste semestre, e continua depois de julho, com acadêmicos voluntários. A conclusão parcial dos trabalhos foi marcada por mais um arraial junino improvisado na quadra de esportes da Instituição, nesta terça-feira (10). A festa é promovida em parceria com o ID_CURSO de Serviço Social. O Grupo da Melhor Idade é atendido na UNIGRAN desde 2002. O grupo é aberto à participação de pessoas com 60 anos de idade acima e, atualmente, é composto por cerca de 30 pacientes. Os participantes são atendidos por alunos do 5º semestre, em estágio supervisionado, que orientam a realização de exercícios adaptados ao perfil de cada paciente. As atividades também incluem a boa convivência social e a atenção personalizada, com foco na prevenção de doenças. Aos 71 anos e mãe de 13 filhos, dona Eva Eulália da Silva Braga, a noiva do casamento caipira, mostra-se entusiasmada com a vida. “Diz o médico que eu sou hipertensa, mas me cuido na alimentação, faço exercício sempre”, afirmou. A alegria e a disposição dos pacientes para quadrilha e o baile juninos mostram a importância desse projeto para os idosos. “Tocamos sempre nessa quadrilha e eu admiro muito a esses jovens, que não deixam morrer a tradição; estão todos de parabéns”, elogia o sanfoneiro Airton Alves Ramires, que forma um trio com os violeiros Agenor Mamede e Djalma Lima. O telefone de contato com músicos é 9228-7305. Fisioterapia e melhor idade A quadrilha e o arraial juninos já se tornaram tradição no Grupo da Melhor Idade da UNIGRAN. A festa é uma oportunidade de os participantes mostrarem sua vitalidade. “Eles são bastante ativos, fazem as atividades físicas propostas na fisioterapia com regularidade, por isso essa disposição”, disse a coordenadora, professora Ângela Rios. Ela conta que o a média de idade no grupo é de 70 anos. Para ela, o campo de atendimento fisioterápico em geriatria tende a crescer, e é importante os profissionais se capacitarem nessa área. “Sabemos que a população está envelhecendo, então, cada vez mais, a geriatria, a gerontologia são campos de atuação para os profissionais da saúde”, explica. A professora informa que, no segundo semestre, as atividades no Grupo da Melhor Idade têm seqüência como projeto de extensão. Para mais informações sobre o projeto, o telefone de contato é (67) 3411-4163. (MC-JR)