UNIGRAN promove capacitação em sistema operacional Linux.

Coordenadora de Ciência da Computação, Cláudia Peviani, diz que faltam profissionais no mercado com experiência em Linux.
A Coordenação do ID_CURSO de Ciência da Computação da UNIGRAN promove a partir de sábado (14) o ID_CURSO “Sistema Operacional Linux”, no Laboratório de Redes da Instituição. São oferecidas 12 vagas e as aulas serão ministradas no período da manhã, das 8h30 às 11h30, pelo monitor voluntário do 7º semestre do ID_CURSO, Douglas Tavares da Silva. As inscrições são limitadas ao número de vagas e poderão ser feitas na coordenação do ID_CURSO. Preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho, para atuar em empresas que usam os sistemas operacionais Windows e Linux, é o objetivos da formação em Ciência da Computação. Segundo a coordenadora do ID_CURSO, Cláudia Regina Tinos Peviani, atualmente, as empresas comerciais trabalham com os dois sistemas, sendo que o Windows é sistema um “fechado”, isto é, as modificações só podem ser feitas pela Microsoft. O Linux, por outro lado, é um sistema que oferece possibilidades de alteração pelo próprio usuário, de acordo com as necessidades de seu projeto de informatização. Mas a customização do Linux exige conhecimento mais aprofundado em computação. “Temos poucos profissionais com experiência em Linux, atuando no mercado de trabalho, e o ID_CURSO vem para agregar conhecimento teórico e prático aos participantes”, disse a professora. Com duração de aproximadamente três meses, as aulas irão abordar desde as instalações do sistema, que exige muitos comandos de linguagens, até as configurações desejadas para o computador, com a instalação do Linux. Por ser um sistema operacional aberto, os alunos irão estudar todos os suportes que podem ser oferecidos aos usuários. “Como o mercado carece de profissionais habilitados a desenvolver o suporte Linux, o ID_CURSO vem também capacitar os acadêmicos para trabalhar em qualquer ID_TIPO de empresa”, explica a professora Cláudia Peviani. Para mais informações sobre o ID_CURSO, os meios de contato são o telefone 3411-4127, da Ciência da Computação, e o e-mail, tpeviani@unigran.br . (BD-FV)